A rotatória que dá acesso ao campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina, localizada no entroncamento das avenidas Universitária, Nossa Senhora de Fátima, e as ruas Dirce Oliveira e Senador Joaquim Pires, zona leste de Teresina, levará o nome da arquiteta Yamara Santos, falecida em abril de 2022.
A homenagem foi oficializada por meio da Lei Municipal Nº 6.101/2024 sancionada pelo prefeito Dr. Pessoa (PRD), de autoria dos vereadores Aluísio Sampaio (Progressistas) e Markim Costa (PRD). O novo dispositivo legal foi publicado no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (3).
Com isso, a família da arquiteta poderá fazer alguma intervenção no espaço físico municipal, após a devida análise e aprovação da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas – SAAD Leste e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).
Yamara Santos
A arquiteta morreu aos 54 anos no dia 16 de abril de 2022, em Teresina, vítima de um câncer de pulmão. Com um trabalho notável, Yamara Santos desenvolveu projetos de arquitetura residencial, comercial e hospitalar, atuando em Teresina e outras capitais, como Fortaleza (CE) e São Luís (MA).