O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante viagem pela Caravana Federativa em Teresina, nesta sexta-feira (21), expressou seu orgulho e compromisso com Piauí, mencionou diversos projetos e esforços para o desenvolvimento da região. Em sua fala, teceu elogios ao governador Rafael Fonteles (PT) o considerando como o “governador do futuro do Piauí”.
Lula destacou a felicidade de ver as mudanças acontecendo, lembrando da época em que o Piauí era considerado o estado mais pobre do Brasil e do início do programa Fome Zero em Guaribas. “Um presidente não pode ter mais felicidade do que quando a gente vê as coisas acontecendo. O estado do Piauí está na minha vida por muitas coisas, uma delas é que quando a gente discutia um projeto de lançar um projeto de combate à fome, o Piauí sempre aparecia como o estado mais pobre do país. Entregamos o primeiro cartãozinho do Fome Zero, em Guaribas, no Piauí, que era 50 reais. Era pouco, mas era o primeiro sinal. Depois disso, fiz caravana nesse estado. Sinceramente acho que a história desse estado, como todo respeito que tenho, acho que será marcada entre antes e depois do Wellington Dias ter governado”, declarou o presidente.
O presidente demonstrou também sua admiração pelo atual governador Rafael Fonteles, considerando-o o futuro do Piauí e ressaltando que ele não precisa mais focar em combater a fome, mas sim focar em novos projetos de desenvolvimento para os piauienses.
“E acho que o companheiro Nazareno [pai de Rafael Fonteles], está muito orgulho do governador Rafael Fonteles. O Rafael Fonteles é o governador do futuro do estado do Piauí, ele não precisa mais fazer o esforço que foi feito para acabar com a fome, para ajudar o pequeno produtor rural, para fazer o Luz para Todos, ele tem que pensar em outra coisa. E quando ele me apresentou o projeto de navegação do Rio Parnaíba, o projeto de um porto, o Piauí tem uma energia diferenciada e por isso, a gente vai ajudar”, ressaltou Lula.
Caravana Federativa
A Caravana Federativa é uma realização do Governo Federal, em parceria com o Governo do Piauí e a Associação Piauiense de Municípios (APPM), com o patrocínio do Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Conta, ainda, com o apoio do Sebrae-PI e da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
O evento contou com a participação ativa de mais de 30 ministérios, além de autarquias, bancos e empresas públicas, em um esforço conjunto para democratizar o acesso aos programas e serviços essenciais. A caravana ainda permitiu a troca de experiências e melhores práticas entre os entes federativos.