O prefeito Ednei Amorim assinou nessa quarta-feira (19) o projeto de lei que regulamenta o pagamento de incentivo financeiro aos profissionais de saúde das Equipes de Estratégia Saúde da Família, Saúde Bucal e Multiprofissionais de Atenção Primária à Saúde. O projeto de lei é em caráter de urgência.

A redação do projeto de lei regulamenta que, do total dos recursos financeiros repassados pelo Governo Federal e que se referem ao pagamento do componente qualidade das Equipes Saúde da Família e Saúde Bucal, 85% serão para o pagamento dos profissionais e 15% serão para a manutenção de serviços e ações da Atenção Primária.

Foto: Divulgação/Ascom
Prefeito Ednei assinou o projeto de lei que regulamenta o pagamento de incentivo financeiro aos profissionais de saúde

Já para a Equipe Multiprofissional, a depender da quantidade de profissionais, a totalidade do repasse será para o pagamento dos profissionais.

O pagamento de incentivo será feito mediante o repasse pelo Governo Federal , será mensal e considerando o padrão de desempenho “bom” para todas as equipes. Para receber o incentivo, o profissional tem que estar vinculado ao Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde - CNES e atender os demais critérios definidos nesta lei.

Dos 85% destinados ao incentivo financeiro, ficam assim definidos:

1) Estratégia saúde da família

Profissionais de nível médio(ACS e Técnicos em Enfermagem) - 81,5%

Nível superior(Enfermagem) - 18,5%

2) Estratégia saúde bucal

Cirurgião dentista - 60%

Técnico/auxiliar bucal - 40%

3) Equipe multiprofisisonal - 100%

O projeto de lei foi protocolado hoje (20) na Câmara Municipal de Vereadores de São João do Piauí.