A Prefeitura de São João do Arraial vai promover a XIX edição do Festival Cultural dos Cocais no município, nos próximos dias 28, 29 e 30 de junho. O evento que é promovido em uma parceria com Secretaria Municipal de Cultura e com a Federação de Quadrilhas Juninas do Piauí (FEQUJUPI), e outras entidades, ocorrerá no Centro Cultural.
Durante uma entrevista ao GP1 nesta terça-feira (18), a prefeita Vilma Lima destacou a importância do festival para a cidade, com destaque ao baixo índice de violência. “Este Festival Cultural acontece anualmente, tendo o índice de violência baixíssimo [...] Já é a nossa 19ª edição, mais uma vez em parceria com a Federação de Quadrilhas Juninas do Piauí (FEQUJUPI)”, disse a prefeita.
Segundo a prefeita este ano o festival vai homenagear o artesão, que representa uma grande parcela dos trabalhadores do município. Durante o evento ocorrerá uma feira onde esses artistas poderão expor os seus trabalhos.
“Nós estamos aí na contagem regressiva para o evento que neste ano homenageia o artesão. Queremos convidar todos os artesãos do território e do estado, que queiram participar. Vai acontecer na feira, onde vai ocorrer essa homenagem aos artesãos que são mãos que ajudam a construir um mundo melhor, a partir da sua arte”, afirmou a gestora.
Apresentações de quadrilhas juninas
Além de shows de artistas locais e nacionais, como por exemplo as bandas de forró Noda e Caju e Forrozão Tropykália, o evento também é reconhecido como sendo palco de apresentações de quadrilhas de vários municípios.
Segundo a prefeita, este ano, 21 quadrilhas estão inscritas no festival, se apresentando durante as três noites de evento, sedo uma delas exclusiva só para as performances dos grupos da cidade.
“Este ano mantivemos o mesmo nível de elevação, nós teremos 21 quadrilhas se apresentando durante esses três dias, mas uma noite é reservada ao municipal, pois nós temos muitos grupos culturais lá no município e não podemos esquecer dos de casa. Nós teremos grupos juninos de todo o estado do Piauí, são muitos municípios e a procura foi tão grande que tivemos que limitar as inscrições”, disse Vilma Lima.
Expetativa para o evento
Pertencente ao calendário estadual do Piauí, este ano a prefeita afirmou que existe uma expectativa muito grande de todo o público, para o festival.
“Nosso festival é visto pelo nível de organização que é muito grande, o cenário que é produzido todo por pessoas do nosso município, além dos figurinos que são confeccionados por lá. O evento é uma oportunidade de geração e fortalecimento da economia. A gente cuida do município como um todo para receber os nossos visitantes nesse período. A expectativa é muito grande. Quando chega neste período de junho e julho a alegria é geral, toma conta da cidade”.
Durante a entrevista, a prefeita aproveitou para convidar todos a participarem do evento. “Quero convidar todos os quadrilheiros de coração. Não esqueça, que dia 28, 29 e 30 de junho São João do Arraial é o palco da cultura junina do estado do Piauí. Nos somos referenciados hoje como o maior e melhor festival de cultura junina do estado. Aproveito a convidar todos vocês que visitem a cidade. É lindo demais”, convidou a prefeita.
Destaque na segurança
Sobre a questão da segurança do evento, Vilma Lima destacou que será, “muito tranquila, a gente sempre tem essa parceria com o comando geral da região, a gente busca esse apoio com a Secretária de Segurança do Estado e ainda temos a contratação de outros seguranças no local. Então pode ter certeza que os visitantes terão uma boa acolhida e a certeza de uma cidade muito tranquila”.
Confira a programação dos três dias de evento:
28/06 – SEXTA-FEIRA
ABERTURA OFICIAL
APRESENTAÇÕES CULTURAIS
FESTA POPULAR:
ARTISTAS LOCAIS
KARKARÁ
LITTO LINS
29/06 – SÁBADO
TARDE:
FINAL DO CAMPEONATO MUNICIPAL
TAÇA FESTIVAL CULTURAL NOITE:
APRESENTAÇÕES CULTURAIS
CONCURSO DE QUADRILHAS
1° NOITE
FESTA POPULAR:
ARTISTAS LOCAIS
DELL FORROZEIRO
NODA DE CAJU
30/06 – DOMINGO
MANHÃ:
FESTA DO VAQUEIRO PARTICIPAÇÃO:
GALEGO ABOIADOR
NOITE:
APRESENTAÇÕES CULTURAIS
CONCURSO DE QUADRILHAS
2° NOITE
FESTA POPULAR:
ARTISTAS LOCAIS
FORROZÃO TROPYKÁLIA