A Polícia Civil do Piauí , através da 1ª Delegacia de Picos, indiciou o empresário Paulo Roberto de Araújo Pessoa , proprietário do Varanda 672, pela morte dos jovens José Ivan Santos Sousa Filho, de 23 anos, e Rafaela Pinheiro dos Santos, de 27 anos, após acidente ocorrido no dia 26 de maio na BR 407, na cidade de Picos.
O inquérito foi concluído pela delegada Laura Carneiro , no dia 12 de junho, e foi remetido à Justiça. O empresário foi indiciado pelos crimes de homicídio doloso e omissão de socorro com resultado morte.
Conforme as investigações, Paulo Roberto esteve em uma festa em um espaço de eventos, no bairro Canto de Várzea, no dia 25 de maio, e que já na manhã do dia seguinte deixa o local acompanhado de uma mulher e a deixa em casa.
Posteriormente, ele colidiu o veículo contra a motocicleta onde estava o casal e que após a colisão ainda dirigiu por cerca de 200 metros até parar o carro em frente à guarita da CHESF. Imagens do local mostram que Paulo Roberto ficou no interior do veículo por 10 minutos até a chegada de outro veículo, conduzido pelo cunhado do empresário, e os dois vão embora.
Consta ainda que foram populares que acionaram os serviços de emergência para o socorro das vítimas. Foi relatado ainda que Paulo Roberto deixou o local sem realizar o teste de alcoolemia, conforme laudo pericial da Polícia Rodoviária Federal que atestou também que o “fator principal do acidente foi a invasão de faixa de sentido contrário realizada por V1 [carro do empresário] e que V2 em razão do impacto foi projetado para fora do leito carroçável, tombou e houve queda dos ocupantes do veículo (ocupante 1 foi projetado cerca de 25 metros e ocupante 2 cerca de 31 metros”.
Pedido de prisão negado
A delegada chegou a pedir, no dia 5 de junho, a prisão preventiva do empresário, contudo, mesmo com o parecer favorável do Ministério Público do Estado do Piauí, o juiz Samuel Roberto Carvalho Lima negou, no dia 7 de junho, o pedido alegando que a liberdade de Paulo Roberto não oferece risco à aplicação da lei penal.
Em contrapartida, o magistrado aplicou fiança de 13 salários mínimos totalizando R$ 18.356,00, além de ter aplicado as seguintes medidas cautelares: não se ausentar da comarca sem autorização da Justiça por mais de 10 dias, não mudar de residência sem prévia comunicação ao juiz, proibição de frequentar bares e estabelecimentos congêneres, salvo quando estiver no exercício da atividade laboral; suspensão da habilitação para dirigir veículo automotor por 12 meses.
Relembre o caso
Um jovem de 23 anos, identificado como José Ivan Santos Sousa Filho, morreu e a jovem Rafaela Pinheiro dos Santos, de 27 anos, teve a perna amputada, após uma colisão frontal envolvendo uma motocicleta e um carro, na manhã do dia 26 de maio de 2024, na BR 407, na cidade de Picos.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor de um carro, modelo Chevrolet Tracker, um homem de 36 anos, cujo nome não foi divulgado na época, estava dirigindo pelo KM 428 na BR 407, quando invadiu a faixa contrária da pista e colidiu frontalmente com uma motocicleta Yamaha/YBR 125, na qual estavam ambas as vítimas.
Com o impacto, o condutor da moto e a passageira foram arremessados e caíram em um barranco às margens da pista. O motociclista faleceu ainda no local do acidente, e a passageira teve a perna amputada. O motorista do carro evadiu-se do local.
10 dias depois do acidente, Rafaela Pinheiro não resistiu e morreu no Hospital Regional Justino Luz.