Fiéis de todas as idades participaram da celebração de Corpus Christi nesta quinta-feira (30), realizada pela Arquidiocese de Teresina. A programação foi marcada pela Santa Missa Solene, às 16h, e pela tradicional procissão realizada nas ruas do Centro da Capital até a Igreja São Benedito.

A missa ocorreu na Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, e foi presidida pelo arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques. Ao GP1, ele falou sobre a importância de comemorar a data, que celebra o corpo e sangue de Jesus Cristo.

"Essa festa é muito bela, a solenidade de Corpus Christi remonta ao século XIII, quando o Papa Urbano IV instituiu a Eucaristia (...) É o momento de manifestarmos publicamente que nós acreditamos na presença de nosso Senhor Jesus Cristo na Eucaristia e ao mesmo tempo recebemos a sua bênção”, disse o arcebispo.

Além disso, o líder religioso destacou a presença de mais de mil metros de tapetes, confeccionados para o percurso da procissão.

"Detalhe importante hoje são os tapetes, que anunciam o nosso amor e a dignificação que nós reconhecemos ser o Santíssimo Sacramento. Por isso os belíssimos tapetes, mais de mil metros, por onde vamos passar com o nosso amor. E neles está retratado a iniciação à vida cristã, com todos os passos, uma caminhada com Cristo”, pontuou.

A celebração contou com a presença do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, e de milhares de fiéis. Um deles, Marcos Vinícius, relatou que desde 2002 vai ao evento com sua esposa e ressaltou que é sempre um momento para agradecer à jornada que tem juntos.

“É o momento onde a gente expressa a nossa fé, a nossa centralidade da nossa fé na Eucaristia. Onde a gente publicamente sai com o Santíssimo pelas ruas, professando a nossa fé em Cristo (...) É um momento onde a gente agradece toda essa nossa caminhada, toda essa nossa jornada e tudo que nós temos na vida”, afirmou o fiel.