Em ano eleitoral o apoio de grandes figuras políticas é de suma importância aos que almejam uma vitória nas urnas, principalmente, os que buscam o cargo máximo, como o de prefeito. Divulgada, nessa terça-feira (28), a pesquisa do Instituto GP1 revelou o impacto do apoio do presidente Lula (PT) na decisão dos eleitores que vão às urnas em outubro deste ano.
Segundo os dados, 65,75% dos entrevistados disseram que o apoio de Lula a um determinado candidato não interfere de forma alguma no seu voto. Esse número é menor do que a pesquisa anterior, realizada em abril, que foi de 67,75%.
Já 20,50% responderam que votam no candidato do presidente, 1,67% a menos do que no primeiro levantamento, que foi de 22,17%. Os que afirmaram que não votariam em um candidato apoiado pelo presidente Lula totalizou 8,17%, maior do que os 7,67% anteriores. 5,58% não souberam ou não responderam contra 2,41% da anterior.
-
Não interfere de forma alguma no seu voto
-
Vota no candidato do presidente Lula
-
Não votaria em um candidato apoiado pelo presidente Lula
-
Não sabe / Não respondeu
Ficha técnica
Sob responsabilidade da estatística Thaynara Thalessa Araújo, a referida pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de maio, e registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PI-03355/2024. Foram ouvidos 1.200 eleitores, entre homens e mulheres, com idade a partir de 16 anos, nas zonas urbana e rural de Teresina.
O levantamento tem margem de erro de 2,83% para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. Ou seja, os resultados têm 95% de possibilidade de retratarem o momento atual.