A Festa do Divino Espírito Santo de Valença do Piauí , realizada anualmente no mês de maio, foi declarada patrimônio cultural imaterial do Estado. O reconhecimento se deu por meio da Lei Nº 8.389/2024, sancionada pelo governador Rafael Fonteles (PT) e publicada no Diário Oficial nessa segunda-feira (27).
De autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT), a lei estadual sancionada pelo governador também inclui a festa religiosa no calendário oficial de eventos do Piauí.
A tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Valença do Piauí reúne milhares de fiéis anualmente, unindo o rito de Pentecostes com a celebração do Divino Espírito Santo. Seguindo a tradição portuguesa, a festa revive a história das coroações imperiais.
Em cada ano é escolhido um imperador (família) responsável pela organização da celebração, e é realizado um desfile, onde o imperador passa o trono ao seu sucessor, que recebe a missão de permanecer com o Divino durante todo o ano, em ação missionária.
No cortejo, a população acompanha o imperador até a igreja de São Benedito, onde a procissão se junta à Confraria do Divino Espírito Santo e segue até a igreja Matriz.