Durante o primeiro dia da 2ª Conferência do Clima de Teresina (ClimaTHE), o prefeito Dr. Pessoa (PRD) assinou dois acordos para persecução de um clima mais ameno e de economia circular. Trata-se do “Acordo Global de Esfriamento para COP 28” e da “Declaração das Cidades Circulares da América Latina e do Caribe”, respectivamente.
No “Acordo para a COP 28”, a gestão se comprometeu: a incorporar o tema do “esfriamento” em planos de governo já existentes ou desenvolver um Plano de Ação até 2026 para mitigar e adaptar-se ao calor urbano através de soluções sustentáveis de esfriamento; a aumentar significativamente a área e qualidade do “verde e do azul” na cidade (mais árvores e rios mais limpos) para maior esfriamento até 2030; entre outros.
A COP 28 é uma tentativa internacional da ONU para que os países ajustem compromissos em relação ao Acordo de Paris para que a meta de limitar o aquecimento global a 1.5ºC se mantenha viável.
Já na “Declaração das Cidades Circulares”, a Prefeitura de Teresina se comprometeu a estabelecer orientações e objetivos claros e mensuráveis para a economia circular, incluindo esses princípios nos planejamentos urbanos.
O termo economia circular designa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, por meio de novos modelos de negócios, por exemplo, reuso de água, reciclagem de materiais, compostagem, dentre outros.