Dois faccionados do Bonde dos 40, acusados de ameaçarem o delegado Charles Pessoa, diretor do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), foram presos nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (24), durante uma operação deflagrada para dar cumprimento a mandados de busca em Teresina e região metropolitana.

O delegado participava de uma live no Instagram, juntamente com o promotor de Justiça, Rômulo Cordão, discutindo ações de enfrentamento a atuação de organizações criminosas, quando os acusados entraram se autodeclarando membros do Bonde dos 40 e proferiram ameaças ao diretor do DRACO. Um deles, @menor_dr78, chegou a dizer a seguinte frase: “B40. Delegado vai mamar. É o Bonde, nós é 40 porra”.

De acordo com o delegado Charles Pessoa, um inquérito policial foi aberto após as ameaças feitas, que identificou as pessoas vinculadas às contas e desencadeou nas prisões temporárias dos dois faccionados. Ele destacou que uma equipe do DRACO é especializada em monitorar esses tipos de ameaças, para proteger a integridade dos policiais.

"Aprofundamos as investigações a partir da abertura de um inquérito policial, presidido por uma das equipes de inteligência do DRACO. Identificamos esses indivíduos e suas residências, coletamos informações que comprovam o envolvimento dos dois na facção criminosa, representamos por algumas medidas, como busca e apreensão, prisões, que foram cumpridas na manhã de hoje. Os dois foram presos por integrarem a célula da facção como em razão dessa ameaças", disse. Além disso, o delegado ressaltou que não teve participação no cumprimento das medidas, para que o trabalho fosse feito de forma imparcial.

Veja o print da ameaça na live

Foto: GP1
Print da ameaça proferida na live com o delegado Charles Pessoa