O Instituto Census divulgou, nesta segunda-feira (20), pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Jurema que aponta a pré-candidata da oposição Lucrécia Figueiredo (PT) à frente da atual prefeita e pré-candidata à reeleição, Kaylanne Oliveira (MDB).
Tanto no levantamento espontâneo como no estimulado, Lucrécia lidera a preferência dos eleitores acima dos 40%.
Estimulada
Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes aos entrevistados, Lucrécia recebeu 57,72% dos votos, enquanto Kaylanne teve 37,65%. Não souberam ou não quiseram opinar somaram 3,70% e brancos ou nulos totalizaram 0,93%.
-
Lucrécia Figueiredo (PT)
-
Kaylanne (MDB)
-
Não opinam
-
Branco ou Nulo
Espontânea
No levantamento espontâneo, quando os entrevistados não recebem uma lista, Lucrécia permanece na liderança com 42,59% e Kaylanne tem 31,48%. O nome de Chico, ex-prefeito da cidade, foi citado por 2,78% e quem não soube ou não quis opinar somou 21,30%.
-
Lucrécia Figueiredo (PT)
-
Kaylanne (MDB)
-
Chico (PT)
-
Não opinam
-
Branco ou Nulo
Já os que responderam nulo ou branco totalizou 1,85%.
Rejeição
No quesito rejeição, a atual prefeita Kaylanne foi a mais rejeitada pelos eleitores com 57,10% contra 34,57% de Lucrécia. Dos entrevistados, 7,72% não souberam ou não quiseram opinar e 0,62% disseram votar nulo ou branco.
-
Kaylanne (MDB)
-
Lucrécia Figueiredo (PT)
-
Não opinam
-
Branco ou Nulo
Intenção de votos com apoio
Os entrevistados também responderam se votariam em algum candidato apoiado pelo governador Rafael Fonteles (PT). 37,35% disseram que depende de quem seja, 32,10% afirmaram que não e 29,32% disseram que votariam. Já 1,23% não souberam ou não quiseram opinar.
-
Depende de quem seja
-
Não votaria
-
Sim, votaria
-
Não opinam
Aprovação do governador Rafael Fonteles
O instituto quis saber também a avaliação dos eleitores de Jurema em relação à administração do governador Rafael Fonteles, que foi muito bem avaliado. A gestão do petista foi aprovada por 69,44% dos entrevistados e reprovada por 26,23%.
-
Aprovam
-
Não aprovam
-
Não opinam
Não souberam ou não quiseram opinar totalizou 4,32%.
Ficha técnica
O instituto ouviu 324 eleitores, no período de 12 a 13 de maio deste ano, nas zonas rural e urbana de Jurema. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PI-03514/2024. A margem de erro é de 5,4% (para mais ou menos), com nível de confiança de 95%.