O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas ( DRACO ) deflagrou uma operação nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (02) e apreendeu explosivos durante cumprimento de mandados de busca e apreensão na região do bairro Porto Alegre, zona sul de Teresina.

De acordo com o delegado Charles Pessoa, as ações de hoje têm como pano de fundo o combate a membros de organizações criminosas, com atuação na zona sul da Capital e que possuem relação com execuções de crimes violentos.

Foto: Brunno Suênio/GP1
Explosivos apreendidos pelo DRACO

“Conseguimos no endereço, que foi alvo da nossa equipe, fazer a apreensão desses explosivos, que pertencem a um grupo que há algum tempo vem sendo investigado pelo departamento, inclusive, recentemente, nós fizemos uma apreensão de vários armamentos de grosso calibre, que também têm relação com esses produtos. Não conseguimos efetuar a prisão do indivíduo que estava na residência, mas conseguimos retirar esse material de circulação e volto a ressaltar, a gente já vinha fazendo o acompanhamento, inclusive, com informações desses explosivos que têm relação com o mesmo grupo que conseguimos apreender aquele arsenal, aqueles fuzis que fizemos no mês passado, em uma ação coordenada pelo DRACO”, disse o delegado Charles Pessoa.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1
Delegado Charles Pessoa

O delegado ressaltou que já identificou o responsável pelo armazenamento dos explosivos e deverá prendê-lo durante o cumprimento das diligências, que seguem durante todo o dia em Teresina, Altos e Timon. “Esses são materiais utilizados tanto para assalto a banco, como também para atentados contra rivais dessas de facções criminosas. Mas volto a ressaltar, a gente já vinha fazendo o nosso fermento desenvolvemos uma série de ações até atuante de forma preventiva. A gente tem esse conhecimento desses materiais bélicos e estamos nos antecipando como, por exemplo, na apreensão dos fuzis, efetuando prisões importantes dessas pessoas que tem relação com essas facções criminosas. No caso de hoje, nós não conseguimos efetuar a prisão até então do indivíduo que é responsável por esses explosivos. Mas como vocês, nós temos conhecimento que você é o responsável por esse explosivo, então pode configurar o seu despertador que, com certeza, logo-logo, nós também iremos chegar aí na sua residência e você será preso por uma das equipes aqui do nosso departamento”, frisou Charles Pessoa.