A Secretaria dos Esportes (Secepi), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), realizará as seletivas estaduais das Paralimpíadas Escolares Piauienses 2024. O evento acontece nesta sexta (17) e sábado (18), a partir das 8h, no Centro de Referência Paralímpico Piauiense, localizado no setor de esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina.
As disputas desta etapa serão na modalidade atletismo, com a participação de 75 atletas. Os desafios serão no salto em distância, arremesso de peso e corrida de 100m, 200m e 400m. Outros 4 atletas piauienses atletas paralímpicos, 2 da natação e 2 da bocha, partem direto para a fase nacional das Paralimpíadas Escolares que será realizada em novembro na cidade de São Paulo/SP.
De acordo com Ranilson Gonçalves, do Departamento de Desporto Escolar da Secepi, atletas de 13 municípios participam dos jogos. “Esses atletas vêm para Teresina com acompanhantes, técnicos e staff, numa delegação de 117 pessoas. E vamos classificar nossos atletas para a etapa nacional”, disse.
A inclusão tem sido, segundo a secretária Josiene Campelo, uma realidade na gestão do governador Rafael Fonteles. “Em 2023, as competições de paradesporto ganharam força e conquistamos duas medalhas de ouro e uma de bronze. Este ano, com o aumento na participação de atletas, a expectativa é de termos ainda mais êxito, com maior número de medalhas conquistadas”, afirmou a secretária.
Concorrem na etapa nacional da Paralimpíadas Escolares aqueles atletas que obtiverem o índice de classificação na etapa estadual.
A logística que envolve a participação dos atletas, como seleção, transporte e alojamento, acontece em parceria entre as secretarias dos Esporte (Secepi), de Educação (Seduc), de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e a Federação das Apaes do Piauí (Feapaes).