A Câmara Municipal de Teresina aprovou projeto que obriga instalação de câmeras em todos os pontos de recolhimento de lixo (contêineres) da capital. O objetivo é fiscalizar se as empresas responsáveis pelo recolhimento do material estão cumprindo com suas obrigações e identificar os descartes irregulares nesses espaços.

Para isso, a Prefeitura Municipal de Teresina realizará parcerias com órgãos de segurança para que auxiliem com suas câmeras. As despesas ficam por conta de orçamento do Executivo, suplementadas se necessário.

Foto: Alef Leão/GP1
Vereadores aprovam instalação de câmeras em pontos de recolhimento de lixo (contêineres) para fiscalização em Teresina
Catadores de lixo encontram feto em contêiner de lixo na zona Leste de Teresina

O autor da matéria, vereador Venâncio Cardoso (PT), destacou a importância da matéria. “Infelizmente, ao longo dos últimos meses, a gente nota Teresina virando um mar de lixão. Temos 50 pontos de recolhimento de resíduo aqui em Teresina e a população muitas vezes joga o lixo fora do ponto e a empresa não vai recolher. Acaba que aquilo cria um lixão a céu aberto. Então, nosso projeto foi aprovado hoje [14 de maio] para que a Prefeitura instale câmeras, para que a população também não jogue fora e para que a CTA vá limpar diariamente ou de dois em dois dias. Não adianta a empresa não ir limpar, chove, aí a máquina que vai recolher o lixo afunda o chão e vira ali uma piscina para mosquitos da dengue”, afirmou o vereador.

Foto: Lucas Dias/GP1
Vereador Venâncio Cardoso (PT)

Além disso, Venâncio não vê motivos para que a Prefeitura de Teresina vete o projeto. “A comissão técnica da Casa votou favorável, aprovamos com apenas uma abstenção, então acredito que a Prefeitura não vai vetar, não”, disse o parlamentar.

O Projeto de Lei segue para sanção ou veto da Prefeitura Municipal de Teresina.