O prefeito de Teresina Dr. Pessoa (PRD) entregou 24 novas casas às famílias que perderam tudo durante fortes chuvas que atingiram principalmente a zona norte da capital piauiense, em 2021. A entrega, nesta segunda-feira (13), marca também a criação do residencial Leonel Brizola, no bairro Santa Rosa, onde as unidades habitacionais ficam localizadas.

Durante a solenidade, o prefeito disse que a prefeitura entregará casas gratuitamente para todos os que foram atingidos pelo desastre de 2021. “Todos que virão para cá e os que já estão foram atingidos pelas chuvas torrenciais em 2021. Então, a Prefeitura de Teresina mandou construir 112 casas nesse padrão, e o melhor, é que ninguém vai pagar um centavo, pois toda a infraestrutura é de reponsabilidade da Prefeitura de Teresina. Enquanto uns dizem ‘oba, oba’, o prefeito trabalha e mostra o trabalho. Estamos dando dignidade a essas pessoas e todos que foram atingidos irão receber moradia gratuitamente. Neste fim de mês e começo de junho, iremos entregar todas as 112 casas aqui na zona norte, e estamos fazendo investimentos em outras áreas de Teresina, dando incentivo para os empresários da construção civil”, disse Dr. Pessoa.

Rosiane Linhares é auxiliar de serviços gerais e mora atualmente em um abrigo no Centro de Capacitação, mantido pela Fundação Wall Ferraz e localizado no bairro Redenção, zona sul de Teresina. Ela foi uma das afetadas pela chuva em 2021 e recebeu uma das 24 novas casas no residencial Leonel Brizola. “Para a gente é alegria muito grande, porque a gente perdeu o nosso lar e estamos conquistando isso de novo. A gente não vê a hora de receber logo essa casa nova. A gente tá morando por enquanto em um abrigo do Centro de Capacitação, no bairro Redenção", disse.

O pequeno Francisco Torres estava com a mãe e demonstrou sua felicidade em ter uma nova casa para morar. “Estou feliz com minha casa nova. Vou morar com minha mãe e com minha irmã e vou ter um quarto azul, onde vou brincar muito”, disse Francisco.

Demais autoridades

O suplente de vereador Antônio José Lira (Avante) lembrou que a celeridade na entrega das casas se deu após solicitação de regime de urgência na Câmara Municipal de Teresina, quando ele era o líder do prefeito na Casa Legislativa. “Quero fazer um registro. Tudo isso começou com um regime de urgência especial na Câmara Municipal de Teresina quando eu era líder do prefeito Dr. Pessoa. O segundo ponto é que está tendo um avanço na área habitacional, primeiro aqui no Leonel Brizola, com essas 24 casas, e na sexta-feira, vamos assinar outra ordem de serviço na região da Santa Maria da Codipi para 132 casas, um projeto federal, em que a Prefeitura de Teresina entrou com contrapartida de R$ 6 milhões. Isso significa muito para as pessoas, porque o maior sonho de todo mundo é a casa própria, então é felicidade. Ganha a cidade, ganha as pessoas", disse Antônio José Lira,

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) liderou o trabalho de apoio às famílias, em parceria com outras secretarias e SAADs. A partir das demandas apresentadas ao prefeito, foi autorizada a construção de 112 imóveis para abrigar as famílias desabrigadas. Tatiana Guerra, chefe da Pasta, destacou que as novas casas darão novo ciclo de vida para essas famílias, que estão morando em abrigo da Prefeitura desde 2021.

“O conjunto Leonel Brizola é uma resposta da gestão para as famílias da zona norte de Teresina que foram atingidas nas enchentes de 2021. A prioridade foi contemplar as famílias que estão em abrigos e, hoje, entregamos 24 das 112 unidades. Desde 2021, essas famílias esperam por isso e, agora, elas terão um novo ciclo de vida”, ressaltou Tatiana Guerra.

O desastre

Em 31 de dezembro de 2021, fortes chuvas assolaram a cidade de Teresina, especialmente na zona norte da cidade, deixando várias famílias desabrigadas. As regiões dos bairros São Joaquim e Mafrense foram as principais afetadas, sobretudo, por conta das lagoas existentes naquelas áreas.

Inicialmente, algumas famílias foram abrigadas em Escolas Municipais e, pouco tempo depois, foram encaminhadas para abrigos em diversos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Teresina.