A Polícia Civil do Piauí revelou nessa sexta-feira (05) ao GP1 que Josimar Antônio Costa, de 45 anos, e Jhonata Araújo Costa, de 22 anos, acusados de assassinar a tiros o caminhoneiro Valdenilson Sousa de Oliveira, são tio e sobrinho. A principal linha de investigação é que o crime ocorreu durante discussão de trânsito na PI 112, na zona rural do município de União, no dia 21 de março.
Conforme o delegado Natan Cardoso, titular da Delegacia Seccional de União, a investigação ainda não se encerrou e que a expectativa é que as prisões ocorram mais rapidmente, a partir de agora. “A investigação ainda não encerrou. Não descartamos nenhuma possibilidade enquanto a investigação não encerrar. No entanto, essa é a linha mais forte que temos nas verificações [briga no trânsito]. Após a realização da prisão do suspeito, vamos realizar o interrogatório e maiores esclarecimentos serão feitos. A linha mais forte de investigação é que realmente houve esse conflito ali no trânsito e ocorreu esse disparo. O veículo dos autores trancou o veículo da vítima, eles desembarcaram e houve esse disparo, que ceifou a vida da vítima”, informou o delegado.
Cumprimento de mandados
Nessa sexta-feira foram cumpridos 3 mandados de busca e apreensão. Na ocasião, foram apreendidas 2 armas de fogo, calibre 9mm, e farta quantidade de munições. Após diligências da equipe de investigação da Delegacia de União, foi possível reunir fortes elementos que comprovam que os investigados foram os autores do crime.
Na ocasião do cumprimento dos mandados, os investigados não se encontravam nos imóveis. Todo o material será encaminhado para perícia. A Polícia Civil afirmou que a autoria e materialidade já estão muito bem delineadas e que as investigações seguem em andamento para concluir os elementos do Inquérito Policial.
Relembre o caso
Valdenilson Sousa de Oliveira, 39 anos, motorista de um caminhão baú, foi assassinado a tiros enquanto estava dentro do veículo, na tarde do dia 21 de março, por volta de 15h40, na PI 112, na localidade Soares, situada na zona rural do município de União.
Testemunhas do crime acionaram o 26º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, que encaminhou equipe ao local e isolou a área para os levantamentos iniciais da dinâmica do crime. A suspeita inicial é que o crime ocorreu durante uma discussão de trânsito.
A vítima trabalhava para uma gráfica e se dirigia de União para Teresina no veículo da empresa. Após ser baleado a tiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado, porém, a vítima já estava sem vida.