O Instituto GP1 divulgou, nessa segunda-feira (29), pesquisa espontânea de intenção de votos para vereador de Teresina nas eleições de 2024. Nossa reportagem conversou, nesta terça-feira (30), com alguns parlamentares que foram lembrados na sondagem divulgada nesta segunda (30), pelo GP1 . O mais lembrado pelos eleitores foi o vereador Ismael Silva , que atualmente está filiado ao Progressistas.
Ele afirmou que ficou satisfeito com o resultado, mas disse que segue na pré-campanha com os pés no chão. “Agradeço à população de Teresina que lembrou do nosso nome como um dos serão votados nas eleições de outubro. Fico muito feliz, honrado, mas mantenho os pés no chão. Foi resultado do trabalho na cidade de Teresina. Foram quatro anos de muita fiscalização, muitos encaminhamentos, muitas cobranças e de posicionamento coerente. Temos dito que essa pesquisa é inicial e teremos certeza nas urnas. Seguimos com pés no chão em busca da reeleição para dar continuidade a esse trabalho", disse Ismael.
O vereador Dudu Borges (PT), segundo colocado na sondagem, destacou que conseguiu aprovação em mais de 100 projetos de lei que apresentou durante todos os seus mandatos.
“Fico feliz. É sinal de que o povo de Teresina reconhece as ações de nosso mandato, são mais de 100 leis aprovadas e sancionadas [durante todos os mandatos do vereador], muitas obras em parceria com o governo do Estado, com a própria Prefeitura, através de emendas. Tenho muito orgulho desse reconhecimento público que o povo dá através da pesquisa", declarou Dudu.
O Pastor Levino de Jesus (PRD), que já desempenhou vários mandatos, ressaltou a importância da pesquisa do Instituto GP1, por não ser contratada por pré-candidato o que, para ele, reflete de maneira mais precisa as preferências da população. “Fico muito feliz. Isso é graças ao trabalho e aos amigos. E essa pesquisa do Instituto GP1 é importante porque não é dessas contratadas internamente [pelos próprios pré-candidatos] e reflete nossa posição”, comemorou o pastor.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Enzo Samuel (PDT), acredita que a população citou seu nome por conta dos trabalhos que realizou ao longo dos dois mandatos. “O importante é estar sempre pontuando. Acho que é fruto de todo um trabalho que a gente tem ao longo desses dois mandatos e a gente se encaminha para tentar chegar ao terceiro, não por vaidade, mas para trabalhar pelo povo de Teresina. Agradeço a Deus e ao povo por estar entre os mais citados na pesquisa do GP1”, disse o dirigente da Câmara.
O presidente do PDT no Piauí, vereador Evandro Hidd , ressaltou que sempre tentou levar melhorias para a cidade mesmo sendo vereador de oposição na atual legislatura e o povo reconheceu isso. “Isso é graças ao trabalho que desenvolvemos aqui em Teresina, visitando as comunidades, trabalhando intensamente aqui na Câmara Municipal, tentando levar melhorias para nossa cidade mesmo sendo um vereador de oposição desde o início de nosso segundo mandato”, ponderou o pedetista.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereadora Pollyanna Rocha (PT), analisou que esse resultado reflete a avaliação positiva do mandato que ela vem exercendo nos últimos anos na Capital.
“Atribuo esse reconhecimento ao meu compromisso com Teresina. Levo meu mandato de vereadora como uma missão e como sempre agi com muita transparência, essa verdade é vista e reconhecida pelos teresinenses. Ser bem pontuada não me traz vaidade e também não me fará trabalhar menos, só me dá a certeza de que estou no caminho certo e que devo continuar fazendo o dever de casa com respeito e dedicação à Teresina”, finalizou a vereadora.
A Pesquisa
O Instituto GP1 divulgou, nessa segunda-feira (29), pesquisa espontânea de intenção de votos para vereador de Teresina nas eleições municipais de 2024. Entre os primeiros colocados, aparecem os nomes de vereadores que atualmente exercem mandato, a exemplo de Ismael Silva (PP), que assume a liderança com 1,18%; Valdemir Virgino (PRD), com 0,84%; Dudu Borges (PT), com 0,5%; Renato Berger (PRD), com 0,5% e Elzuila Calisto (PT), com 0,25%. Confira a lista completa ao final da matéria.
Já o atual presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel (PDT), somou 0,17% da preferência do eleitorado. Por se tratar de pesquisa espontânea, quando nenhum nome é citado ao entrevistado, também aparecem quadros que não disputam vaga na Câmara Municipal de Teresina como Sílvio Mendes, que obteve 0,76%, e Fábio Novo, com 0,5%.