O Instituto IPPI – Pesquisas e Consultorias divulgou, nesta terça-feira (30), nova pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Teresina. O levantamento, realizado entre os dias 18 e 19 de abril, indica liderança de Sílvio Mendes (União Brasil) na preferência do eleitorado no cenário estimulado e espontâneo. Já quando foi sondado o desempenho dos pré-candidatos com seus respectivos apoios políticos, Fábio Novo (PT) aparece na frente, com 50,75%, com apoio do presidente Lula (PT) e do governador Rafael Fonteles (PT).
Estimulada
Na pesquisa estimulada, Sílvio Mendes (União Brasil) lidera com 37,63% , seguido por Fábio Novo (PT), com 32,38% . A diferença entre os dois pré-candidatos é de 5,25%. O atual prefeito, Dr. Pessoa (PRD), figura em terceiro lugar, com 3% ; depois, vem João Vicente Claudino (PSDB), com 2,13% ; Professor Tonny Kerley (Novo) com 1,50% ; Ravena Castro (PMN) com 0,75%; e Marcos Aurélio Sampaio (PSD) com 0,50%.
Não souberam responder, ou não opinaram, somaram 13,88%. Os que disseram que não votariam em nenhum dos pré-candidatos foram 5,88%, já os que responderam que votariam branco ou nulo foram 2,38%.
-
Sílvio Mendes (União Brasil)
-
Fábio Novo (PT)
-
Dr. Pessoa (PRD)
-
João Vicente Claudino (PSDB)
-
Professor Tonny Kerley (Novo)
-
Ravena Castro (Podemos)
-
Marcos Aurélio Sampaio (PSD)
-
Não sabe / Não opina
-
Nenhum
-
Branco / Nulo
Espontânea
Na pesquisa espontânea, onde não são apresentados os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, Sílvio Mendes aparece 15,25% , seguido por Fábio Novo, com 13,63% . A diferença entre os dois é de 1,62%, apontando um empate técnico entre os dois adversários, considerando a margem de erro.
Dr. Pessoa foi o terceiro mais citado, com 1,38% ; seguido por Jeová Alencar (Republicanos), com 0,50%; Tony, com 0,25%; e Elmano, com 0,25%. Professora Lucineide, Levino de Jesus, Kleber Montezuma, Gessy Fonseca e Gisvaldo somaram, cada um, 0,13%.
Não souberam opinar ou não responderam foram 66,50%. Os que disseram que não escolheriam nenhum nome ou que votariam branco ou nulo foram 1,63%.
-
Sílvio Mendes (União Brasil)
-
Fábio Novo (PT)
-
Dr. Pessoa (PRD)
-
Jeová Alencar (Republicanos)
-
Tony (Novo)
-
Elmano (Progressistas)
-
Kleber Montezuma (Progressistas)
-
Levino de Jesus (PRD)
-
Gessy Fonseca (PL)
-
Professora Lucineide (PSOL)
-
Gisvaldo
-
Não sabe / Não opina
-
Nenhum / Nulo / Branco
Apoios
O instituto também checou o desempenho dos pré-candidatos com os seus respectivos apoios políticos em âmbito nacional e estadual. Fábio Novo, com apoio do presidente Lula (PT) e do governador Rafael Fonteles (PT) lidera com 50,75% das intenções de voto, enquanto Sílvio Mendes, com apoio de Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Nogueira (Progressistas), fica com 33,50% .
Os que não souberam responder ou não opinaram totalizaram 9,38%, enquanto os que disseram que não escolheriam nenhum pré-candidato somaram 3,75%. Já os que responderam que votariam branco ou nulo foram 2,63%.
-
Fábio Novo (PT) apoiado por Lula e Rafael Fonteles
-
Silvio Mendes (União Brasil) apoiado por Bolsonaro e Ciro Nogueira
-
Não sabe / Não opina
-
Nenhum
-
Nulo / Branco
Ficha técnica
Entre os dias 18 e 19 de abril, o Instituto IPPI entrevistou 800 eleitores de várias faixas etárias, níveis econômicos e de ambos os sexos, nas zonas rural e urbana de Teresina. Com nível de confiança de 95%, o levantamento tem margem de erro de 3,89%, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PI-01246/2024.