Durante a janela partidária, que durou entre 07 de março e 05 abril de 2024, os partidos procuraram se fortalecer filiando nomes competitivos para as próximas eleições. Com isso, a configuração de cada sigla dentro da Câmara Municipal mudou e o GP1 listou como ficaram as bancadas no legislativo da Capital do Piauí.

O Partido Renovação Democrática (PRD), do prefeito Dr. Pessoa , que surgiu da fusão entre PTB e Patriota, foi um dos que mais saiu fortalecido. A sigla conta agora com sete vereadores eleitos em 2020, além de uma suplente, Graça Amorim. No Piauí, o PRD é presidido pelo vereador Bruno Vilarinho.

O PT , que tem como pré-candidato a prefeito o deputado estadual Fábio Novo, também aumentou a bancada e saltou de três para sete vereadores. Ingressaram na legenda nomes como Venâncio Cardoso, Joaquim Caldas, Pollyanna Rocha e Gustavo de Carvalho.

Foto: Lucas Dias/GP1
Câmara Municipal de Teresina

O Partido Liberal (PL) está apoiando a reeleição do atual prefeito de Teresina e conta com os parlamentares Luís André, eleito pelo PSL em 2020, e o atual presidente estadual da sigla no Piauí, Dr. Leonardo Eulálio. No caso do PV , a legenda manteve o mesmo tamanho, já que o vereador Neto do Angelim saiu do Progressistas e ingressou no Partido Verde. Em 2020, o partido elegeu Pollyanna Rocha, que assinou a ficha de filiação do PT.

O MDB , que tem tradição de sempre eleger representantes para a Câmara Municipal de Teresina, conquistou três cadeiras na Casa no pleito passado e manteve o tamanho da bancada com a saída de Joaquim Caldas e a chegada de Teresinha Medeiros, que deixou o União Brasil.

Já o PDT perdeu um quadro eleito em 2020, o parlamentar Alan Brandão, que se filiou ao PRD. Hoje a agremiação dispõe de dois vereadores em Teresina, entre eles o presidente da Câmara Municipal, Enzo Samuel. Mais um partido a integrar a base do Palácio de Karnak, o PSD elegeu dois vereadores em 2020 na cidade de Teresina e hoje conta com Vinício Ferreira, atual presidente municipal da sigla, além de um suplente.

O Progressistas conseguiu eleger três vereadores em Teresina e, após a janela partidária de 2024, ficou com dois quadros na Casa Legislativa. A sigla apoia a pré-candidatura de Sílvio Mendes (União Brasil) para a Prefeitura da Capital. O Solidariedade (SDD) elegeu apenas Fernanda Gomes no pleito passado e, mesmo com a abertura da janela esse ano, não recebeu reforços de mandato, mantendo o tamanho na Câmara de Teresina.

O Republicanos elegeu um vereador em Teresina em 2020 e preservou a condição após a janela partidária, visto que a vereadora Thanandra Sarapatinhas ingressou na sigla com o aval do deputado estadual, Jeová Alencar, comandante da agremiação na capital piauiense. Já o União Brasil conta hoje com apenas um representante na Câmara. O vereador Paulo Lopes deixou o PSDB, onde permaneceu durante 25 anos, e se filiou ao partido de Sílvio Mendes.

O PSDB , partido histórico pela tradição em eleger prefeitos em Teresina, encolheu na Câmara Municipal após o fechamento da janela. Isso porque Paulo Lopes foi para o União Brasil, restando apenas o decano da Casa Legislativa, Edson Melo, que seguiu na legenda. O PSDB terá representação na disputa majoritária por meio do ex-senador João Vicente Claudino , que é pré-candidato ao Palácio da Cidade. Veja como ficou a distribuição dos vereadores em cada partido:

Partido Renovação Democrática (PRD)

- Bruno Vilarinho

- Markim Costa

- Alan Brandão

- Pastor Levino Jesus

- Renato Berger

- Valdemir Virgino

- Capitão Roberval Queiroz

- A suplente Graça Amorim

Partido Liberal (PL)

- Luís André

Dr. Leonardo Eulálio

Partido Verde (PV)

Neto do Angelim

Partido dos Trabalhadores (PT)

Deolindo Moura

Elzuila Calisto

Edilberto Borges, o Dudu

Gustavo de Carvalho

Inácio Carvalho

Joaquim Caldas

Pollyana Rocha

Venâncio Cardoso

Movimento Democrático Brasileiro (MDB)

- Dr. Luiz Lobão

- Professor Zé Nito

- Teresinha Medeiros

Partido Democrático Trabalhista (PDT)

- Enzo Samuel

- Evandro Hidd

Partido Social Democrático (PSD)

- Vinício Ferreira

- Zé Filho - suplente

Progressistas (PP)

- Aluísio Sampaio

- Ismael Silva

Solidariedade

- Fernanda Gomes

Republicanos

- Thanandra Sarapatinhas

União Brasil

- Paulo Lopes

Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)

- Edson Melo