O Governo do Piauí, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Estado ( Idepi ), retomou a construção da Barragem de Atalaia, localizada no município de Sebastião Barros. A construção da barragem já está 80% concluída e terá capacidade de até 211 milhões de metros cúbicos de água.

A obra possui um investimento de aproximadamente R$ 52,2 milhões, provenientes do Tesouro Estadual e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba ( Codevasf ), e tem como objetivo suprir algumas das demandas necessárias dos moradores da região, que tendem a sofrer com a escassez de água e a falta de estrutura hídrica adequada.

Foto: Divulgação
Área de construção da Barragem de Atalaia

Segundo o diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, a expectativa é que a barragem seja entregue até o final do ano.“A retomada das obras é uma notícia aguardada com grande expectativa pelos moradores de Sebastião Barros e arredores. O projeto já ultrapassou os 80% de execução e as equipes do Idepi estão atualmente concentradas na fase de supressão vegetal, um passo fundamental para o avanço das obras. A previsão é que ela seja concluída até o fim de 2024”, anunciou Felipe Eulálio.

Outra etapa do projeto de construção é a compensação ambiental, decorrente do processo de supressão vegetal. Nessa etapa, é elaborado um projeto para garantir a reposição florestal, por meio do plantio de espécies nativas, em uma área equivalente à área suprimida. Nesse caso, o plantio também deve ser realizado na mesma bacia hidrográfica. Além disso, durante esse mesmo processo, serão adotadas medidas preventivas com foco no resgate da fauna silvestre e das espécies suscetíveis a acidentes devido à limitação na mobilidade, como répteis e anfíbios.

Foto: Divulgação
Construção de assentamentos na região de Sebastião Barros

Em relação aos moradores que vivem nas áreas que serão alagadas para a construção da Barragem de Atalaia, serão construídos dois assentamentos, cada um com 44 casas.