Uma nova imagem de Iemanjá , deusa das águas para os umbandistas, será inaugurada neste domingo (14) na Avenida Marechal Castelo Branco, zona sul de Teresina. Ela substituirá a antiga imagem, que já foi alvo de diversos atos de vandalismo ao longo dos anos. Em uma das grandes cheias de Teresina, em 2009, a imagem chegou a ser arrastada pelas águas do Rio Poti.

A iniciativa para a substituição do antigo monumento partiu dos povos de Terreiro do Piauí. A nova escultura foi feita pelo artesão Jean Pimentel, do polo cerâmico da capital, e foi custeada pelo empresário Júnior Macedo. Cultuada por umbandistas e por candomblecistas, Iemanjá também é considerada a mãe de quase todos os orixás.

Foto: Divulgação
Nova imagem de Iemanjá será inaugurada em Teresina

Uma diferença marcante entre a nova escultura e a antiga é a retratação da divindade dos mares, que agora terá características africanas. “Essa nova Iemanjá tem a pele negra e traços mais africanos, em referência ao local de origem da orixá, então ela terá adornos como conchas, o rosto mais expressivo, está linda”, comentou a Ialorixá Neusa de Xangô.

Além da mudança da imagem na Avenida Marechal Castelo Branco, o mesmo modelo será colocado no monumento Deusa das Águas, com as obras de revitalização do Polo Cerâmico, zona norte de Teresina. Nesse mesmo local, Oxum, orixá da fertilidade, do amor e das águas doces também irá contemplar os povos de Terreiro. Entretanto, ainda não há previsão para inauguração do monumento.

Confira a programação da inauguração do monumento de Iemanjá

15h30 - Concentração - Av:Marechal Castelo Branco no Monumento de Iemanjá

16h - Padê de Exú

16h30 - Momento de Consagração do Monumento de Iemanjá, com oferendas e ritual.

17h - Grande Gira e Momento de Passe e Bênçãos com a participação do terecô do Maranhão.

19h - Pagode para Ogum