O Partido Democrático Trabalhista (PDT) oficializou, nessa quinta-feira (28), a filiação do pré-candidato a vereador John Wallace de Sousa , assessor direto do Palácio de Karnak, que era um quadro petista e optou pela troca a pedido do governador Rafael Fonteles (PT).
Dessa forma, a sigla segue sua caminhada para tentar eleger no mínimo quatro vereadores e continua ampliando a base do pré-candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo (PT). O recém-filiado John Wallace reafirmou que tratou da troca de maneira harmônica com toda a estrutura petista.
“A gente fez esse entendimento para o melhor de Teresina. Então, a gente pensou no nosso pré-candidato a prefeito, Fábio Novo, e tomamos essa decisão para fortalecer as chapas e estamos aqui no PDT. Foi tudo em consenso e agraço ao PT, primeiro partido ao qual me filiei. Então, falei com o Cícero Magalhães, presidente estadual do PT. Vários partidos da base aliada ao PT e a gente escolheu o PDT", afirmou John Wallace.
Posição dos principais quadros da sigla no Piauí
Para o presidente estadual do PDT no Piauí, vereador Evandro Hidd , trata-se de atrair apenas nomes que têm viabilidade eleitoral e não de uma estratégia que leva em consideração apenas mais adesões sem critérios definidos.
“O PDT está se reforçando e vamos buscar quatro cadeiras na Câmara Municipal de Teresina e o John Wallace faz parte dessa estratégia. O PDT tem dois vereadores de mandato e estamos buscando as quatro cadeiras para oportunizar aqueles que não têm mandato, fortalecendo não só o partido, mas também o grupo do governador Rafael Fonteles e do nosso pré-candidato a prefeito, Fábio Novo. Nossa ideia é trazer para dentro do PDT nomes que têm viabilidade eleitoral real e estamos levando a sério”, ressaltou Evandro Hidd .
Já Enzo Samuel , vereador eleito pela sigla e atual presidente da Câmara Municipal, vem apostando mais alto nas declarações ao afirmar que o PDT vai eleger, no mínimo, quatro vereadores.
“Somos aliados de primeira hora da base do governador Rafael Fonteles e estamos trabalhando muito para construir essa chapa. Não é um processo fácil, mas a gente adotou um critério de identificar pré-candidatos que se identifiquem com essa história de luta do PDT. É um partido histórico, que tem história no nosso país. A estratégia vem dando certo e não tenho a menor dúvida de que vamos eleger, no mínimo, quatro vereadores”, afirmou o pedetista.
O deputado estadual licenciado Flávio Nogueira Júnior (PT) esteve presente no ato de filiação e avaliou que o PDT filia quadros valiosos e que se trata de um partido aliado que muito ajudará a pré-candidatura petista pela Prefeitura de Teresina.
“O PDT é um partido histórico a nível nacional, pelo qual tenho muito carinho. É praticamente um coirmão do PT, comungando de mesmas ideologias de centro-esquerda e vem sendo muito bem presidido aqui no Piauí pelo vereador Evandro Hidd , com o reforço de Enzo Samuel , presidente da Câmara. Esse fortalecimento com o John Wallace mostra que irão fazer de quatro a cinco vereadores. São quadros valiosos os que estão se filiando”, avaliou Flávio Nogueira Júnior.
Prazo para filiação partidária
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu o dia 06 de abril de 2024 como data-limite para que todos os pré-candidatos e pré-candidatas estejam devidamente filiados no partido pelo qual pretendem concorrer nas eleições municipais.