Dois homens suspeitos de participarem do homicídio de Renan Queiroz da Silva, cometido em outubro de 2023, foram presos na noite desse sábado (16) durante uma festa particular no povoado Barra Grande, em Cajueiro da Praia. A dupla foi presa pela Polícia Militar do Piauí , após troca de informações com a Delegacia Especializada no Combate às Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico ( DFHT ) de Luís Correia.
Um dos suspeitos, identificado como Erick Wendell de Sousa Lima, mais conhecido pela alcunha de “Gordinho”, de 22 anos, é membro da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), segundo a polícia. O inquérito policial da DFHT apontou que Erick Wendell exerce a função de “disciplina” na facção.
Imagens de câmera de segurança registraram o momento da execução de Renan Queiroz, em um estabelecimento no Centro de Cajueiro da Praia. De acordo com as autoridades, Erick foi o executor do homicídio.
Erick é natural a cidade de Vargem Grande, no Maranhão, e no dia do homicídio de Renan, teria agido com a ajuda de um comparsa, que conduzia a motocicleta utilizada no crime. Coincidentemente, na mesma festa, os policiais localizaram o suposto condutor do veículo, identificado como Mateus Alves de Araújo, vulgo Baixinho, que, além de ser investigado por envolvimento na execução em Cajueiro da Praia, possuía um mandado de prisão em aberto oriundo do Ceará.
Mateus Alves e Erick Wendell foram identificados através de inquérito da Polícia Civil , que resultou também na identificação da facção criminosa que determinou o assassinato de Renan Queiroz da Silva. Com a prisão dos dois supostos executores, o inquérito será concluído e encaminhado à Justiça.
Segundo o 24º Batalhão da Polícia Militar , além dos dois acusados por homicídio, outras duas pessoas foram presas. Uma por porte ilegal de droga, e outra por apresentar dados diversos da sua identificação. Ou seja, ao todo, foram realizadas quatro prisões durante a festa. Todos foram encaminhados à Central de Flagrantes em Parnaíba para que fossem tomados os procedimentos cabíveis ao caso.
O crime
O jovem Renan Queiroz da Silva, de 21 anos, foi morto a tiros dentro de casa na cidade de Cajueiro da Praia, no Litoral do Piauí. Testemunhas informaram que dois homens em uma motocicleta teriam chegado ao local e em seguida executaram a vítima.
Câmera flagrou o crime
Imagens de câmeras de segurança mostraram o momento em que a dupla acusada de assinar Renan Queiroz chega ao local onde o crime aconteceu.
No vídeo é possível ver o homem que estava na garupa descendo rapidamente do veículo e entrando no imóvel, onde efetuou os disparos, enquanto o outro ficou esperando na motocicleta. Após o crime, os dois empreenderam fuga.