O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa , lançou nesta quarta-feira (07) os três editais do concurso público para provimento de cargos para o magistério e para área administrativa da Secretaria Municipal da Educação (Semec). Ao todo, estão sendo ofertadas 997 vagas.

Em entrevista à imprensa, o prefeito Dr. Pessoa afirmou que esse “é o maior concurso da história da Prefeitura Municipal de Teresina, são praticamente mil vagas. É um importante avanço na Educação, pois, sem conhecimento, nenhum país do mundo prospera”.

Foto: Pedro Oliveira/GP1
Prefeito Dr. Pessoa no lançamento dos editais do concurso da Semec
Prefeito Dr. Pessoa no lançamento dos editais do concurso da Semec

Edital 01 ( Pedagogo e Psicopedagogo )

O primeiro edital é destinado ao provimento de 105 (cento e cinco) vagas para os cargos de Pedagogo e Psicopedagogo da SEMEC, sendo 80 (oitenta) vagas para Pedagogos com cumprimento de 40h semanais e 25 (vinte e cinco) vagas para Psicopedagogos, com vencimento básico de R$ 4.696,64, acrescido de gratificação de R$ 996,77.

Edital 02 ( Professor de 1º e 2º ciclo )

Já o segundo prevê 573 (quinhentos e setenta e três) vagas para os cargos efetivos, sendo 202 (duzentas e dois) para o cargo de Professor de 1º Ciclo para atuarem na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano com cumprimento de carga horária 40h semanais; 371 (trezentas e setenta e um) vagas para professor de 2º Ciclo para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano.

Edital 03 ( Auxiliar Educacional, Técnico Administrativo nível médio )

O terceiro prevê 642 (seiscentos e quarenta e duas) vagas para o cargo Auxiliar Educacional, Técnico Administrativo nível médio para atuarem na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano.

Divisão

O certame é dividido em três editais, um organizado pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos ( Nucepe ), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), e os outros dois ficam a cargo do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), como explicou o secretário de Educação interino, Reinaldo Ximenes.

“São três grandes editais. O primeiro edital vai ser pelo Nucepe, que vai ficar com os cargos de pedagogo e psicopedagogo. E também teremos dois grandes editais do Idecan, que são para professores, tanto de primeiro e segundo ciclo e técnicos administrativos, tanto de nível superior, como de nível médio”, explicou Reinaldo Ximenes.

Vagas

No total, o concurso terá 997 vagas para cargos efetivos. Serão ofertadas 611 vagas para professores, sendo 262 para o cargo de professor de primeiro ciclo; 349 para professor de segundo ciclo; 80 para pedagogos; e 25 para psicopedagogos.

Em relação aos cargos técnicos administrativos de nível superior e médio, as vagas serão divididas da seguinte forma: 160 para o cargo de auxiliar educacional, técnico administrativo de nível médio; e 121 para cargos técnicos-administrativos de nível superior.

Datas das provas

As provas organizadas pelo Nucepe serão aplicadas no dia 7 de abril, e as provas do Idecan, nos dias 27 e 28 de abril.