O deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos), pré-candidato a prefeito de Teresina, propôs a gratuidade no transporte público para todas as pessoas cadastradas no Programa Bolsa Família. A medida, que visa beneficiar os mais carentes, faz parte de um projeto maior que busca melhorar a qualidade do transporte público na Capital. Durante seu mandato como presidente da Câmara Municipal de Teresina, Alencar liderou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público. A comissão identificou uma série de problemas tanto por parte das empresas de transporte quanto da prefeitura.
A solução proposta foi clara: para ter um transporte público de qualidade com tarifa acessível, é necessário o subsídio da prefeitura. O projeto do parlamentar prevê também a implementação da tarifa zero para estudantes. Para isso, seria necessário um investimento por parte dos empresários para a compra de ônibus novos equipados com ar-condicionado e Wi-Fi.
“Eu também usei o transporte público por muito tempo, eu sei das dificuldades e o que as pessoas enfrentam. Quando fui presidente da Câmara, junto com os outros 29 vereadores fizemos uma CPI do Transporte Público, fizemos uma comissão, tudo na transparência e detectamos muitos problemas, por parte das empresas, mas também por parte da prefeitura e apontamos possíveis soluções e levamos ao Poder Executivo que não tem como se ter um transporte público de qualidade, com tarifa acessível aos mais carentes, se a prefeitura não subsidiar, não tem como”, afirmou o deputado.
Jeová seguiu apontando saídas para resolver a problemática do transporte público. “Apontamos esses valores para o Executivo e fizemos um projeto que, de início, iriamos dar a gratuidade para todos aqueles que estão cadastrados no Bolsa Família, porque entendemos que todos que estão no Bolsa Família estão na linha da pobreza. Essa medida iria beneficiar as pessoas que iriam ao médico, que são diaristas e pessoas que fossem realizar algum trabalho. Posteriormente, consolidando esse modelo, a gente também chegaria a tarifa zero para o estudante, já também com investimento por parte dos empresários para comprar ônibus novos com ar-condicionado e Wi-Fi. Além disso, otimizar as linhas diametrais que isso facilitaria os deslocamentos de uma zona para a outra”, elencou o pré-candidato.
Ainda segundo Jeová Alencar, apesar dos esforços da CPI, que incluíram a alocação de recursos necessários no orçamento da Prefeitura de Teresina e da Strans, os valores foram remanejados para outras secretarias. No entanto, ele garante que, em sendo eleito, o transporte público será sua prioridade.
“Em nenhum lugar do mundo tem como implantar tarifa social se não tiver aporte do poder público. Os vereadores colocaram o valor necessário no orçamento da prefeitura e da Strans, infelizmente, foi remanejado para outras secretarias. Pode ter certeza, que chegando na Prefeitura, o transporte público será nossa prioridade”, assegurou o parlamentar.