O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), assinou decreto que declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, uma área entre a Estação do Parque Ideal e a Estação do Renascença, na zona sudeste de Teresina, para viabilização da obra de ampliação do Metrô de Teresina. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado nessa terça-feira (3).

O terreno que será desapropriado tem área de 2.235,58 m² e perímetro de 518,08 m, conforme Memorial Descritivo anexado ao decreto. O decreto ressalta que a desapropriação tem caráter de urgência.

Foto: Alef Leão/GP1
Governador do Piauí, Rafael Fonteles

“Fica a Procuradoria-Geral do Estado autorizada a adotar as providências necessárias à efetivação da desapropriação de que trata o presente decreto, por via negociada ou judicial, consignando as indenizações à conta da dotação própria no orçamento do Estado do Piauí, cabendo à Secretaria de Estado dos Transportes e à Secretaria de Estado da Administração o apoio técnico e logístico necessário”, consta no decreto.

Tarifa zero

Durante inauguração de uma nova estação no bairro Colorado, no dia 12 de novembro, o governador Rafael Fonteles anunciou que o metrô terá tarifa zero a partir de 2025.