O MDB e o PT de São João do Piauí pediram à Justiça Eleitoral a impugnação de todos os vereadores eleitos do PSB e Republicanos no último pleito eleitoral. A ação de impugnação deve-se à fraude eleitoral no registro de candidatura de gênero, a cota dos 30%.
Segundo a denúncia, no PSB, a candidata Marleide Natália não praticou atos de campanha, realizando apenas despesas obrigatórias de campanha. Consta ainda que ela não fez qualquer esforço para promover sua campanha, nem mesmo em suas redes sociais, tendo obtido apenas 12 votos.
Conforme a ação, com o Republicanos não foi diferente, já que a candidata Chirlei Nunes teve o mesmo comportamento, não realizando ato de campanha, apenas fazendo a prestação de contas. Dos R$ 15 mil recebidos, a candidata prestou contas no DivulgaCand de pouco mais de R$ 4mil. Ela também teve apenas 12 votos.
Para os denunciantes, as duas situações apontam para fraude eleitoral, tendo o registro das duas candidatas apenas para cumprir formalmente à condição indispensável a sua participação nas eleições proporcionais, respeitando a cota de 30% de gênero.
No município de Valença do Piauí, caso similar resultou na cessação de mandatos eletivos.
Outro lado
Representantes dos Diretórios do PSB e Republicanos de São João do Piauí não foram localizados para comentar a denúncia. O espaço está aberto para esclarecimentos.