A Secretaria da Defesa Civil do Estado do Piauí enviou equipes, nesse domingo (29), o envio de equipes da pasta para prestar assistência à população de Picos afetada pelas fortes chuvas que afligiram o município durante todo o dia de ontem. As equipes registraram precipitação pluviométrica de até 160mm no município ao sul do Piauí.
Em conversa com o GP1 , o professor Werton Costa , diretor de prevenção da Defesa Civil, afirmou que se trata de um “episódio de alto risco”, pelo alto nível pluviométrico precipitado em Picos. Ele também explicou um pouco mais sobre o trabalho que as equipes realizam no município, desde esse domingo (29).
“Por enquanto, temos três técnicos em Engenharia da Defesa Civil em Picos. Em relação ao volume precipitado, as chuvas variaram entre 130 e 160 mm, em um intervalo de duas horas e meia, o que configura um grau de severidade, ou seja, um episódio de alto risco. A equipe de engenharia verificará os danos, ou seja, o que a condição de chuva extrema destruiu nas estruturas da cidade. Além disso, avaliarão como o sítio urbano, com as características específicas do território de Picos, está em risco. Ou seja, os engenheiros vão verificar em que situações as intervenções humanas podem ter potencializado essa condição de risco, até para propor soluções. Daí sairá um relatório minucioso, fazendo um levantamento de todos os prejuízos, com foco em garantir a mobilidade e a segurança urbana em episódios futuros”, informou Werton Costa.
Além disso, o diretor de prevenção da SEDEC-PI, adiantou que a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC-PI) se disponibilizou para ajudar nos trabalhos.
“Hoje pela manhã [segunda, 30] saiu outra equipe de serviço social, com pessoas da Defesa Civil e também da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC-PI) para fazerem o levantamento social, dos danos e prejuízos para as famílias impactadas”