Um grupo de aprovados e classificados no concurso da Secretaria Municipal de Educação ( Semec ) de Teresina realizaram manifestação nesta sexta-feira (20), durante a inauguração da Escola Municipal Ambiental 15 de Outubro – Prefeito Firmino Filho, na zona norte da cidade. Eles reivindicam a imediata nomeação pela administração municipal.
Jeremias Rodrigues, integrante da comissão dos aprovados e classificados no concurso, questionou a suspensão do certame pela Justiça, a pedido do Ministério Público. “A gente está tentando demonstrar para a população porque essa suspensão foi injusta. A suspensão foi baseada em uma divulgação em ordem decrescente que as bancas em geral não cumprem. O critério que usam para divulgar é ordem de inscrição, ordem alfabética e por último a ordem de pontuação, então por que não pode ser utilizada também dessa mesma forma nesse nosso concurso?”, questionou.
Outro membro da comissão, Eneias Brasil, ressaltou que os aprovados estão mobilizados para que a nomeação seja efetivada o quanto antes. “Nosso pleito aqui é cobrar do Município de Teresina a imediata nomeação dos candidatos aprovados e classificados. Sabemos que não é possível nomear esse ano, mas, no início de 2025 temos a esperança de sermos nomeados. O concurso do magistério estava suspenso por duas razões, uma ação civil pública do Ministério Público e um processo individual. Essas duas suspensões já foram revogadas, então estamos com o concurso liberado e pleiteando essa nomeação o mais rápido possível”, frisou.
Outro lado
Presente no evento, o prefeito Dr. Pessoa (PRD) disse que não daria resposta no local, apenas no Palácio da Cidade. “O lugar é na Prefeitura de Teresina. Onde vou analisar como estão as finanças para saber o que vamos fazer”, declarou.