O prefeito eleito Sílvio Mendes (União Brasil) informou, durante coletiva à imprensa nesta segunda-feira (16), a série de medidas que será adotada no trânsito de Teresina, sob o controle da nova equipe da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito ( Strans ). No pacote de medidas, estão faixas exclusivas para ônibus, liberadas para motos e táxis, ocupados ou não; das 23h às 5h, não haverá multas nos cruzamentos das ruas sinalizadas, que ficarão piscando em amarelo, mas cada condutor deverá ficar atento à velocidade permitida, que deverá ser obedecida.

Nesta terça-feira (17), Sílvio vai se reunir com as empresas de ônibus para negociar a volta da prestação de serviços à população, realização de licitação para as 590 paradas de ônibus espalhadas pela capital, além da instalação de 489 câmeras de trânsito, com o objetivo de melhorar a segurança pública da cidade.

Foto: Lucas Dias/GP1
Sílvio Mendes

"O trânsito de Teresina em 2024 causou mais de 3 mil acidentes, dos quais 870 resultaram em lesões corporais e 46 óbitos. Portanto, é imprescindível a tomada de providências para que a população saiba quais medidas serão implantadas a partir do dia 2 de janeiro. A burocracia é menos importante", declarou o prefeito eleito à imprensa.

O futuro prefeito da capital afirmou que nesta terça-feira (17) terá duas reuniões: uma para debater o transporte coletivo e outra para encontrar medidas para a revitalização do Centro de Teresina.

"Tenho uma reunião amanhã com proprietários das empresas de ônibus para saber que solução podemos dar para a cidade. Precisamos refazer e atualizar o plano diretor do transporte coletivo e espero que possamos sair com um bom acordo para a cidade. À tarde, discutiremos o centro da cidade com o Sebrae, a Secretaria de Segurança, o Governo do Estado e quem mais quiser contribuir, naturalmente, com pacto tecnológico e outras providências para revitalizar o centro da cidade", explicou Sílvio Mendes.

Salvar vidas

O futuro superintendente da Strans, Carlos Daniel, falou sobre as medidas que serão implementadas logo no início janeiro para, sobretudo, diminuir a quantidade de acidentes que vem ocorrendo na cidade.

Foto: Pedro Oliveira/GP1
Carlos Daniel

“Esperamos que, principalmente, reduza muito o número de acidentes com motociclista, porque vai diminuir a convergência deles junto com os veículos na mesma faixa. Vai ter que ser adequado, muita coisa de sinalização vai ter que ser adequado. No fim, se espera a economia financeira também. Financeira, principalmente com a vida, reduzindo acidente que refletem financeiramente na HUT”, explicou o futuro superintendente da Strans.

Medidas que serão adotadas

1) as faixas exclusivas dos ônibus serão liberadas para as motos e táxis, ocupados ou não. O uso pelos carros de aplicativos aguardarão regulamentação aprovada pela Câmara de Vereadores.

2) os demais carros poderão ocupar as faixas dos ônibus após passarem pela rua antes da conversão.

3) no período das 23 horas até 5 horas não haverá multas nos cruzamentos das ruas sinalizadas, que ficarão piscando no amarelo.
A velocidade permitida deverá ser observada.

4) as faixas dos ciclistas serão exclusivas até as 21 horas, quando será permitido o estacionamento de carros.

5) será providenciada nova licitação para as 590 paradas de ônibus.

6) será licitada placas com os endereços das ruas e avenidas.

7) serão instaladas sinalizações “onda verde”, facilitando o fluxo de veículos mais rápido.

8) serão instaladas 489 câmeras de trânsito, melhorando a segurança pública. Essas câmeras poderão regular o tempo dos sinais conforme o fluxo de veículos.

9) a Prefeitura de Teresina buscará trabalhar com as instituições ( Policia Federal, Policia Rodoviária Federal, Policias Militar e Civil) para ações preventivas e de repressão aos crimes.

10) no caso de acidentes, ligar para STRANS quando não tiver lesões corporais (118), para a Delegacia de Acidentes e SAMU (192) quando tiver vitimas.

11) Amanhã reunião com as empresas de ônibus para negociar a volta da prestação de serviços à população.