Na manhã desta quarta-feira (11), a Polícia Federal (PF) realizou as operações Silêncio Quebrado 1 e 2, com foco no combate ao abuso sexual infantil por meio do armazenamento de imagens ilícitas no município de Piracuruca. Um dos investigados foi preso em flagrante pelo crime de armazenamento de imagens que configuram abuso sexual infantojuvenil.
A ação ocorreu na cidade de Piracuruca, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão expedidos pela Central de Inquéritos de Parnaíba. Durante a operação, aparelhos eletrônicos contendo elementos que comprovam o acesso a conteúdos criminosos foram apreendidos.
Ainda conforme a PF, apesar do teor semelhante, não há relação entre os dois alvos, tratando-se de ações policiais distintas, tendo em comum o caso investigado, ou seja, o combate ao abuso sexual infantil.
O nome Silêncio Quebrado faz alusão ao propósito principal da operação: romper o ciclo de silêncio que envolve os crimes de abuso sexual infantojuvenil, frequentemente mantido oculto pelo medo, vergonha ou manipulação das vítimas. Além disso, destaca o compromisso da PF em, por meio do trabalho de investigação policial, incentivar denúncias e garantir que os criminosos sejam responsabilizados.