O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa ( DHPP ) prendeu um homem identificado como João Pedro da Silva Santos, 21 anos, de alcunha “Monstro”, apontado como um dos acusados de participar da tentativa de latrocínio contra o sargento do 8º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, J. Oliveira, ocorrida na manhã dessa segunda-feira (09), no bairro Alto da Ressurreição, zona sudeste de Teresina. A prisão se deu horas depois do crime, mas a informação só foi divulgada nesta terça-feira (10).
Em entrevista ao GP1 , o delegado Bruno Ursulino , que conduz as investigações, afirmou que logo após o crime os policiais passaram a realizar buscas ao suspeito, que era monitorado por tornozeleira eletrônica e o sistema apontou que ele esteve no local e horário da ocorrência contra o sargento.
“Nós começamos a investigação procurando identificar quem era o proprietário da moto usada no crime, e constatamos que ela pertencia ao irmão do João Pedro, que já estava no sistema prisional. Então passamos a fazer diligências para encontrar ele, pois no monitoramento da Secretaria de Justiça ele esteve no local e horário da ocorrência. Por volta de 11 horas, já sabendo que a vítima se tratava de um policial, ele resolveu comparecer no DHPP, com uma advogada, alegando apresentação espontânea, mas isso não se sustenta, pois ele sabia que estávamos à procura dele”, explicou o delegado Bruno Ursulino.
João Pedro da Silva Santos alegou ainda que realmente participou da ocorrência, porém, não atirou no sargento. Para a polícia, a versão dele não condiz com os fatos, tendo em vista que a moto usada no crime era conduzida por um amigo dele e a suspeita é que João Pedro seja o atirador, que estava na garupa e atira contra o sargento, no momento em que a vítima reage ao assalto.
“Ele recebeu voz de prisão em flagrante, ainda pela manhã. Nós mantivemos essa informação in off para não atrapalhar as demais diligências e hoje ele será submetido à audiência de custódia”, finalizou o delegado Bruno Ursulino.
Vídeo mostra momento do crime
Câmeras de segurança registraram o momento da troca de tiros entre criminosos e o sargento J. Oliveira, da Polícia Militar do Piauí, em uma tentativa de assalto nas primeiras horas da manhã dessa segunda-feira (09). Um dos bandidos morreu e o PM foi baleado na região do tórax.
Conforme as imagens, é possível ver que o sargento estava atrás do seu carro, em uma rua ao lado do Carvalho Super, quando seis criminosos chegam para assaltá-lo. Dois deles descem de uma motocicleta e o abordam, enquanto outros quatro saem do veículo. Nesse momento, o sargento J. Oliveira entra em luta corporal com um dos bandidos e se refugia para a frente de seu veículo, mas é baleado.
O grupo desiste do assalto e na fuga um deles sobe na motocicleta, mas é alvejado pelo policial que, mesmo ferido, atinge o criminoso na cabeça.