O esporte piauiense perdeu um de seus grandes nomes. Nesta quarta-feira (27), faleceu Alfredo Nunes, ex-presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP) e vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O gestor foi um dos responsáveis por profissionalizar o futebol no estado e colocar seus times em competições nacionais. Além disso, trouxe a Seleção Brasileira três vezes para Teresina e era amigo próximo de João Havelange, presidente histórico da CBD, atual Confederação Brasileira de Futebol.
Alfredo Nunes tinha 98 anos e faleceu devido a falência múltipla dos órgãos, após estar internado há alguns dias devido a uma infecção urinária. Além de presidir a FFP e a CBF, o gestor também foi presidente do Piauí Esporte Clube e atuou em outros setores, sendo Secretário Nacional de Esportes e Ministro da Educação. Também foi deputado estadual, prefeito da cidade de Regeneração e membro do Tribunal de Justiça Desportiva.
Confira a nota da Federação de Futebol do Piauí
A Federação de Futebol do Piauí (FFP) manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento de Alfredo Alberto Leal Nunes, aos 98 anos, ser humano de grande história e relevância para o esporte e a sociedade piauiense.
Ao longo de sua trajetória, Alfredo Nunes desempenhou funções públicas e esportivas. Foi vereador de Regeneração, diretor do Instituto Estadual de Criminalística, presidente do Piauí Esporte Clube, deputado estadual, vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), prefeito de Regeneração e presidente da Federação de Futebol do Piauí. Seu legado é marcado pelo compromisso com o desenvolvimento do esporte no estado e pela incansável busca por resultados que beneficiassem o coletivo.
Em reconhecimento à sua contribuição ao futebol piauiense, a FFP decreta três dias de luto oficial. Durante esse período, todas as partidas em andamento do Campeonato Piauiense Feminino e do Piauiense Sub-11 respeitarão um minuto de silêncio em homenagem à memória de Alfredo Nunes.
Neste momento de dor, expressamos nossas condolências à família, amigos e admiradores de Alfredo Nunes, reafirmando que sua dedicação ao esporte e ao estado do Piauí será lembrada com gratidão e respeito.
Legado de Alfredo Nunes
Alfredo Nunes esteve presente na inauguração do estádio Albertão, em 1973, e colocou o Tiradentes-PI no Campeonato Brasileiro. Como vice-presidente da CBD, atual CBF, no final da década de 80 e início dos anos 90, trouxe a Seleção Brasileira para o Piauí em três oportunidades. Nessas ocasiões, o Brasil veio para amistosos contra o Paraguai, em 1989; o time olímpico enfrentou a Argentina em 1992; e a Seleção Brasileira retornou em 1996 para um duelo com a Lituânia.