A Prefeitura de União , por meio da Secretaria de Educação, conquistou o Selo Ouro do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do governo federal, por meio de adesão ao programa Alfabetização na Idade Certa. Isso significa aprovação com louvor em diversos índices importantes no ensino e aprendizagem. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação nessa sexta (22).

Alguns dos critérios analisados são as formações continuadas de professores e o monitoramento do processo de ensino e aprendizagem. Isso garante um aprimoramento constante e ajuste nas metodologias aplicadas em sala de aula. Também foram construídas novas escolas, reformas e ampliações e a convocação de mais professores.

“Tudo isso é resultado de uma gestão com compromisso, professores e gestores qualificados e acompanhamento da família”, destacou Francisca Castro, secretária municipal de educação.

A premiação reconhece todo o esforço da gestão do prefeito Gustavo Medeiros na educação das nossas crianças. Garantir um futuro de oportunidades inicia em uma educação infantil e fundamental de qualidade máxima.

A gestão municipal parabeniza ainda todos os professores e professoras de União que são essenciais nessa conquista.

O programa

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental e foca a recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.

O Compromisso estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios.

As metas do Compromisso são direcionar os esforços do MEC para alfabetizar na idade certa e recompor a alfabetização nos anos iniciais por meio de: organização de um regime de colaboração e corresponsabilização entre a União, os estados e os municípios; metas pactuadas de resultado de alfabetização com monitoramento e acompanhamento; estratégias de apoio técnico e financeiro da União para melhorar a infraestrutura física e pedagógica das escolas públicas; oferta de materiais didáticos complementares para estudantes e de materiais pedagógicos para professores; sistemas de avaliação da alfabetização; estratégias formativas e orientações curriculares.