O prefeito eleito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), revelou que a Prefeitura de Teresina entrou em situação de inadimplência junto ao Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), e, com isso, está impossibilitada de receber repasses de recursos. A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (13), durante a primeira reunião do futuro secretariado de Sílvio.
“Acabei de receber a informação do procurador que a prefeitura entrou em situação de inadimplência com o Cadin, então hoje não pode receber qualquer recurso do Governo Federal, e isso é dramático, porque a cidade precisa de tudo”, declarou o prefeito eleito.
Sílvio Mendes ressaltou que vai em busca de maiores detalhes da situação. “É um desafio grande, mas a gente precisa ter paciência, sensibilidade para resolver e não prejudicar a cidade. Eu estou recebendo a notícia agora, vou atrás, porque compromete a gestão”, colocou.
Reunião com secretariado
Na reunião com o futuro secretariado, Sílvio Mendes analisou o diagnóstico da atual gestão, apresentado pela equipe de transição, e estabeleceu as primeiras metas. Uma delas, segundo o prefeito eleito, é facilitar o acesso da população ao Palácio da Cidade.
“Cada secretário, o prefeito e o vice, vão ter um dia na semana, um expediente para receber o cidadão, aquele que não tem a quem pedir, vamos abrir portas. Não é favor, é direito deles e eles vão ter acesso, para levar as suas reclamações”, afirmou Sílvio Mendes.
O vice-prefeito eleito, Jeová Alencar (Republicanos), que também vai comandar a Secretaria Municipal de Governo, garantiu que a futura administração vai gerir os recursos com responsabilidade.
“Os desafios são grandes, a cidade de Teresina cresceu e também os problemas. É momento de contenção de gastos, de fazer mais com menos, de otimizar os recursos. O prefeito eleito Sílvio Mendes já colocou alguns pontos que deverão ser alcançados, cada secretário terá a sua meta, a sua avaliação, e é isso o que a gente quer, esse entrosamento, essa engrenagem que tem que funcionar, com todo mundo unido e trabalhando em prol da cidade”, concluiu Jeová Alencar.
O que é o CADIN
O Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) é um banco de dados onde estão registrados os nomes de pessoas em débito para com órgãos e entidades federais.