Equipes da Polícia Federal no Piauí realizaram uma operação e conduziram dez acusados de corrupção eleitoral durante um evento político do candidato a vereador Érico da Luta (Avante), ocorrido na noite desta quinta-feira (03), na Associação dos Praças do Estado do Piauí (Aspra-PI), na Avenida São Raimundo, bairro Cristo Rei, na zona sul de Teresina. Durante as diligências, os policiais apreenderam cerca de R$ 145 mil, inicialmente a informação foi de R$ 500 mil.
A informação foi confirmada ao GP1 pela Polícia Federal. Além do dinheiro apreendido, dos dez conduzidos, três pessoas devem ser autuadas por corrupção eleitoral, pois a suspeita inicial é que o dinheiro seria utilizado para compra de votos.
O setor de inteligência da Polícia Federal apurou a denúncia do crime de corrupção eleitoral e realizou a ação que desencadeou na apreensão do dinheiro.
Ainda segundo a PF, todos os capturados foram encaminhados para a sede da Superintendência da Polícia Federal no Piauí, na Avenida João XXIII, onde prestaram depoimento.
No Brasil, a corrupção eleitoral é tipificada na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e pode resultar em diferentes penas, dependendo da gravidade da infração. A compra de votos, por exemplo, pode levar a uma pena de 3 a 6 anos de prisão, além de multa.
Outro lado
Procurado pelo GP1 , o candidato não foi localizado para comentar o caso. O espaço está aberto para esclarecimentos.