Neste sábado (05), os candidatos do PT, Fábio Novo , postulante à Prefeitura de Teresina, e Iasminne Pinheiro , candidata à Câmara Municipal, irão liderar a caminhada do "Time do Povo". O evento, que ocorre na reta final da campanha, tem como um dos destaques a defesa de políticas de inclusão para pessoas com deficiência, refletindo um dos principais focos dos candidatos.

A concentração dos participantes está marcada para as 16h em frente à Câmara Municipal de Teresina. De lá, o grupo seguirá em direção à Prefeitura Municipal, localizada no centro da cidade, em um percurso emblemático que reflete o compromisso dos candidatos com a acessibilidade e inclusão no espaço urbano.

Em Teresina, 200 mil pessoas com deficiência, segundo dados do Censo de 2010 e 2021, lutam por uma cidade que lhes garanta acesso à saúde, educação e lazer.

"Sempre estive ao lado das pessoas que mais precisam de atenção e respeito. Meu compromisso é criar uma Secretaria Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência, além de centro de diagnóstico em cada zona de Teresina”, destaca Fábio Novo, e completa “com equipes multidisciplinares, garantiremos educação inclusiva e acessibilidade.

Para Iasminne Pinheiro, "a inclusão precisa começar desde a primeira infância." A candidata defende creches de tempo integral e inclusivas com profissionais capacitados e valorizados, além de saúde digital e uma guarda civil municipal estruturada para garantir a segurança de crianças e adultos com deficiência, e das comunidades em geral.

De igual forma, defende um sistema municipal de saúde que garante o acesso e a qualidade do atendimento para pessoas vulneráveis, promovendo a inclusão de todos os tipos de deficiência e oferecendo acolhimento e classificação de risco para um cuidado individualizado. “Propomos a descentralização do atendimento, levando os serviços para mais perto das pessoas”, completa Iasminne.

O evento contará com a presença de lideranças políticas, como o candidato a vice-prefeito, Dr. Paulo Márcio (MSB), o Governador do Estado, Rafael Fonteles (PT), e apoiadores da causa da inclusão.

Trajetória pela Inclusão

Iasminne Pinheiro, advogada, mãe de três filhos e casada com o delegado Jetan, atual subsecretário de segurança do estado, se dedica à luta pela inclusão, inspirada pela experiência de seu irmão mais novo, portador da síndrome de Coffin-Lowry. A dificuldade em obter um diagnóstico para o irmão, devido à falta de estrutura na saúde municipal, a impulsionou a buscar soluções para garantir a acessibilidade de crianças e adultos com deficiência.

Segundo a candidata, essa experiência moldou sua trajetória e a tornou uma voz forte pela inclusão, buscando garantir direitos e apoio para quem enfrenta desafios semelhantes.