A Polícia Civil do Piauí prendeu, nesta sexta-feira (4), dois acusados de participação nos assassinatos de dois adolescentes na região da Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina, na noite dessa quinta (3). Um adolescente também foi apreendido.
Foram capturados pelas equipes do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa ( DHPP ): Marciel Oliveira da Costa, José Igor Rodrigues Ferreira e o menor de iniciais J. V. D. R. dos S. O acusado de comandar as execuções, Israel de Assis Damasceno, está foragido.
Segundo a polícia, os presos executaram Jeniffer Lourrane Gomes de Sousa, dentro de um supermercado, e em seguida se dirigiram a um imóvel e efetuaram disparos de arma de fogo, ferindo quatro pessoas, uma delas o adolescente Elton Emanuel Patrício dos Santos Alves, 13 anos, que acabou não resistindo.
Vingança
O assassinato dos dois adolescentes foi uma vingança pela morte da mulher grávida, assassinada também nessa quinta, na mesma região. Bárbara era casada com Israel, que, segundo o secretário de Segurança Pública Chico Lucas, é líder da facção criminosa PCC. Ele planejou as execuções de Jennifer e Elton, prima e filho de Gilvan, líder do Bonde dos 40.
Ainda segundo Chico Lucas, Israel foi preso recentemente pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), contudo, após audiência de custódia, conseguiu liberdade mediante uso de tornozeleira eletrônica. Depois que sua esposa foi morta, ele rompeu a tornozeleira para executar os crimes, e segue foragido.
“Esse Israel já tinha sido preso recentemente pelo Denarc no dia trinta de setembro, foi solto no dia dois, no dia seguinte sofreu um atentado e desencadeou uma série de reações, atacando pessoas ligadas ao Bonde dos 40, entre eles o Gilvan, que é uma das lideranças, que também é tornozelado e também foi preso neste mês e tinha sido liberado com tornozeleira eletrônica. A adolescente Jeniffer é prima do Gilvan, o menor Elton é filho do Gilvan e todos eles de alguma maneira estão em dentro desse contexto de guerra entre as duas facções e também de uma briga familiar, ou seja, o Israel se sentindo atingido, porque a sua mulher foi vítima, acabou atacando pessoas próximas ao Gilvan”, revelou Chico Lucas.
Morte de trabalhador
Em relação ao assassinato de Francisco das Chagas, morto a tiros na mesma região, o secretário disse que ele foi vitimado apenas por já ter denunciado crimes de Israel. “O Francisco das Chagas foi morto por vingança. Ele denunciou Israel, então Israel saiu matando desafetos”, completou.