Restando apenas dois dias para a eleição municipal, o Instituto Credibilidade divulgou, nesta sexta-feira (04), mais uma pesquisa de intenções de voto para a Prefeitura de Parnaíba, que mostra o candidato Novo Francisco (Progressistas) com ampla vantagem e se consolidando mais ainda rumo a vitória, tendo alcançado mais de 50% dos votos válidos e uma diferença superior a 16% em relação ao segundo colocado, Dr. Hélio (MDB).
No cenário estimulado com votos válidos, excluindo os que votam nulo, branco e os indecisos, Novo Francisco obteve 50,32%, Dr. Hélio 33,81%, Zé Hamilton (PSD) 12,66% e Erivelton Fontenele (DC) 3,21%.
-
Novo Francisco (Progressistas)
-
Dr. Hélio (MDB)
-
Zé Hamilton (PSD)
-
Erivelton Fontenele (DC)
Espontânea
Nesse cenário, quando os candidatos não são apresentados aos entrevistados, Novo Francisco lidera com 40,29%, seguido por Dr. Hélio com 27%, enquanto 23,71% não souberam ou não opinaram. Zé Hamilton obteve 7,29% e Erivelton Fontenele (DC) apenas 1,71%.
-
Novo Francisco (Progressistas)
-
Dr. Hélio (MDB)
-
Zé Hamilton (PSD)
-
Erivelton Fontenele
-
Não Sabe / Não Opina
Estimulada
Por fim, no cenário estimulado, quando a lista dos candidatos é apresentada aos entrevistados, Novo Francisco chegou a 44,86%, seguido por Dr. Hélio com 30,14% e Zé Hamilton com 11,29%. Além disso, 10,71% não souberam ou não opinaram, enquanto Erivelton Fontenele teve 2,86% e apenas 0,14% optou por nenhum/nulo/branco.
-
Novo Francisco (Progressistas)
-
Dr. Hélio (MDB)
-
Zé Hamilton (PSD)
-
Erivelton Fontenele
-
Não Sabe / Não Opina
-
Nulo/Branco
Ficha técnica
O Instituto Credibilidade entrevistou 700 eleitores das zonas urbana e rural do município de Parnaíba entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 3,69 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº PI-07169/2024 .
A metodologia utilizada na pesquisa envolveu amostragem por cotas de sexo, faixa etária, escolaridade, renda familiar, zonas, bairros e povoados do município de Parnaíba. As entrevistas foram domiciliares e individuais, com aplicação de questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas, junto a uma amostra representativa do eleitorado a partir de 16 anos de idade.