Há quatro dias, um incêndio de grandes proporções atinge a vegetação em Cocal dos Alves, no norte do Piauí. Nesta quarta-feira (30), brigadistas locais, junto a equipes de Viçosa, Ceará, e ao Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI), completaram o quarto dia de combate às chamas, que ameaçam propriedades rurais próximas desde o início do incêndio, em 26 de outubro.

No total, 32 pessoas estão empenhadas na operação. O avanço do fogo tem sido agravado pelas fortes rajadas de vento. Segundo o major Costa e Silva, subcomandante do 3º Grupamento Militar (GPM), o foco principal das equipes é impedir que as chamas avancem em direção às áreas habitadas próximas à vegetação.

Foto: Divulgação/CBMEPI
Populares temem chegada das chamas nas propriedades em Cocal dos Alves

“Nossa guarnição tem dado total apoio neste incêndio, podemos afirmar, que até mesmo as escalas destes bombeiros foram deixadas de lado e a maioria deles estão trabalhando num rojão de praticamente 24 horas por dia, com poucas horas de descansos, tanto que mesmo com os fortes ventos, nós conseguimos impedir o avanço das chamas para o lado das comunidades que ali residem, neutralizando assim qualquer risco deste fogo trazer maiores riscos aos moradores de Cocal dos Alves”, afirmou o major.

Além da dificuldade de acesso ao fogo, o subcomandante do 3º GPM explicou que as altas temperaturas também representam um obstáculo para os agentes que combatem o incêndio, pois essas condições contribuem para o aumento das demandas na região. Nesse cenário, o apoio dos brigadistas ao Corpo de Bombeiros tornou-se um diferencial para evitar danos maiores na cidade de Cocal dos Alves.

Foto: Divulgação/CBMEPI
Bombeiro em combate à incêndio na cidade de Cocal dos Alves

“Em determinadas ocasiões, nos deparamos com fogo de difícil acesso, no entanto, a ajuda de brigadistas como o pelotão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e brigadistas da própria cidade que foram devidamente treinadas conseguem combater este fogo de modo que o mesmo seja redirecionado até um certo ponto onde as viaturas de kit contra incêndio, os caminhões -Bomba Tanque até mesmo carro pipa, possam se aproximar e ali ter um reforço mais direto com a ajuda das mangueiras e dos reservatórios de água instalados nesses veículos”, explicou o subcomandante.

Até o momento, no município, foram registrados apenas danos à vegetação. Ninguém ficou ferido.