O atual prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite (PSD), já abre o caminho para a disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí em 2026. Isso porque, com o resultado obtido no pleito municipal de 2024, o termômetro mostrou que o gestor alavancou seu grupo político, e conseguiu eleger o seu sucessor, o vice-prefeito Weslly Bispo (PSD), com 70% dos votos válidos.

A liderança política de Neném de Edite teve início em 2012, quando foi eleito vice-prefeito de Jaicós na chapa encabeçada por Waldelina Crisanto. Com o apoio do deputado federal Júlio Cesar (PSD) e o deputado estadual Georgiano Neto (PSD), filiou-se ao PSD e foi candidato a prefeito em 2016, ocasião em que foi eleito com 4.322 votos.

Foto: Alef Leão/GP1
Neném de Edite, Prefeito de Jaicós

Essa primeira vitória do prefeito também significou uma ruptura do poder municipal sob famílias tradicionais no município daquela época, Crisanto e Silveira. Quatro anos depois, candidato à reeleição, Neném de Edite consagrou sua segunda vitória, com 6.563 votos. No âmbito estadual, os deputados apoiados por ele também foram os mais votados do município.

Com essa soma de resultados, o prefeito é considerado um potencial nome na corrida por uma vaga no Legislativo Estadual pelo PSD em 2026. Ele também já expressou o interesse em participar da disputa, e com o entusiasmo de seus aliados e correligionários, também está à disposição dos líderes políticos da legenda para ensejar esse apoio.