O investigador Alan Holanda, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Piauí , lançou nesta quinta-feira (24) o livro intitulado “Investigação Preliminar em Homicídios” , que aborda o atendimento inicial da polícia aos locais de crime. O lançamento aconteceu no Espaço Angico Branco, localizado ao lado da Corregedoria da Polícia Militar do Piauí, em Teresina.

Em entrevista ao GP1 , Alan Holanda explicou que o livro traz toda a experiência adquirida ao longo de 11 anos na investigação de homicídios. “Essa obra é um somatório de conhecimentos e experiências adquiridas durante onze anos de DHPP, e senti como obrigação repassar esse conhecimento que foi acumulado em todo esse período. Quando a gente trata de preservação do local de crime, muitas vezes aquele vestígio que está no local, se não for preservado vai se desfazer, vai se destruir, então é necessário que os policiais que atendam primeiro esse local tenham a responsabilidade, a técnica e o método de isolar e preservar”, afirmou.

Tendo realizado mais de mil atendimentos desse tipo, o investigador trata, de maneira didática, da comunicação inicial da ocorrência até a elaboração da recognição visuográfica do crime. “Quando a gente vai ao local de crime ali mesmo já se inicia a investigação, e posteriormente tudo que a gente colhe naquele local a gente produz um relatório que é chamado recognição visuográfica, e repassamos para a investigação de seguimento. Então a gente pôde trabalhar com esse livro para justamente traçar todo um planejamento e ensinamento, principalmente para profissionais da área que queiram se aperfeiçoar ainda mais um pouco em investigação preliminar”, completou Alan Holanda.

O livro conta com as contribuições dos delegados Barêtta e Robert Lavor, da delegada Nathália Figueiredo, e dos investigadores Maradona e Queiroz, todos do DHPP. O delegado Robert Lavor fez o prefácio da obra.

“A obra ficou muito boa, ele traz uma coisa ímpar, que é a prática, ele já fez mais de mil atendimentos em locais de crime, então isso o credencia a falar bem sobre aquele assunto. É uma doutrina escassa, no Brasil todo não se encontra obras deste tema específico, então acho que essa obra do Alan vai ter uma boa aceitabilidade”, destacou o delegado Lavor.

Perspectiva de gênero

Titular do Núcleo de Feminicídio do DHPP, a delegada Nathália Figueiredo ressaltou a importância de o livro trazer uma abordagem sobre crimes de gênero, que possuem dinâmicas diferentes dos outros homicídios.

“Fiquei muito honrada com o convite do Alan, que é um profissional que já tem muitos anos na análise de cena de crime, então quando ele me convidou para contribuir fiquei bastante feliz, porque é importante que os profissionais de segurança pública tenham essa perspectiva de gênero, essa análise do local de crime de morte que tem uma mulher vítima”, concluiu a delegada.

Onde encontrar o livro

O livro “Investigação Preliminar em Homicídios” pode ser adquirido no site da editora Labrador e também no site da Amazon, nos formatos físico e digital.