O encontro entre o prefeito eleito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), e o governador Rafael Fonteles (PT), ocorreu na tarde desta terça-feira (22) na sede do Palácio de Karnak. Em um diálogo amistoso, o futuro prefeito discorreu sobre as principais demandas do município e a necessidade de um alinhamento institucional entre os dois governos para atender as principais demandas da capital.
Sílvio reforçou o discurso que manteve desde a campanha, que era o do diálogo. Em entrevista à imprensa, os dois gestores posicionaram Teresina como principal foco do encontro e atenção especial à área da saúde. "As disputas políticas se encerraram e agora é cuidar e trabalhar o que foi prometido. O governador tem a boa vontade de trabalhar e fazer por Teresina o que ela merece", disse Silvio Mendes.
O governador parabenizou Sílvio por sua eleição e enfatizou que a área da saúde vai receber um olhar especial e objetivo. "Gostaria de parabenizar mais uma vez o prefeito eleito de Teresina, Sílvio Mendes e estamos aqui porque nos colocamos à disposição, com as parcerias administrativas necessárias. Tem áreas que precisamos fazer uma colaboração intensa como é o caso da saúde", disse Rafael.
A agenda entre Mendes e Fonteles havia sido combinada desde o final do primeiro turno das eleições municipais, quando o candidato do União Brasil venceu Fábio Novo (PT) com 52,27% dos votos válidos. Logo após a vitória, Rafael Fonteles ligou para parabenizar o futuro prefeito pela campanha e combinar a reunião após seu retorno de uma viagem oficial à Ásia.
Sílvio Mendes já tinha afirmado que pretende estabelecer diálogo com os governos estadual e federal, além de outros poderes, para garantir que as demandas da população estejam acima de interesses políticos. Durante a campanha, o prefeito eleito manteve o discurso de que sua gestão priorizará a cooperação entre esferas de governo e evitará disputas partidárias que possam prejudicar os teresinenses.
Antes de viajar para a Ásia, Rafael Fonteles já havia manifestado o desejo de se reunir com todos os prefeitos eleitos no estado, com a intenção de alinhar as prioridades de cada cidade e entender as necessidades locais. Teresina terá atenção especial por parte de Sílvio Mendes, que reafirmou seu compromisso de manter o diálogo aberto com diferentes frentes em benefício dos moradores da capital.