Após ser anunciada, Renata Costa , ex-jogadora da Seleção Brasileira, foi oficialmente apresentada nesta terça-feira (22) para iniciar os trabalhos no time feminino do Atlético Piauiense . Na ocasião, a ex-atleta irá comandar o clube no estadual deste ano. Durante o evento, ela declarou o que foi determinante para aceitar o desafio e afirmou que não conhecia o CAP até ser apresentada ao projeto, mas mostrou confiança na montagem do elenco.
“O futebol feminino vem crescendo, mas ainda existe muita coisa a ser melhorada. A questão da estrutura e organização fez com que eu aceitasse. Tendo passado por alguns clubes anteriormente, vejo que a estrutura faz muita diferença para realizar um grande trabalho, e aqui eu vi isso. Sempre costumo dizer que minhas decisões são tomadas com o coração; quando sinto paz no coração, é a decisão certa”, pontuou Renata Costa.
“Eu nunca tinha ouvido falar do Atlético Piauiense e espero que, a partir de hoje, a gente escute muito mais sobre isso, pois queremos levar o CAP para o topo. O elenco que está à frente é coordenado pela Andreia, que montou a maior parte do grupo, mas estou trazendo algumas atletas que já trabalharam comigo”, complementou a técnica.
O elenco feminino do Atlético-PI para o Campeonato Piauiense Feminino 2024 contará com 30 jogadoras. Os trabalhos sob o comando de Renata Costa começam já na tarde desta terça-feira (22), na UESPI. A primeira participação do CAP no futebol feminino será no estadual da modalidade deste ano, que estava previsto para ocorrer entre agosto e outubro, mas a Federação de Futebol do Piauí ainda não se pronunciou.
Histórico como jogadora
Renata Costa, ou Koki, como também é conhecida, tem 38 anos e foi uma figura atuante na Seleção Brasileira Feminina, sendo convocada para as principais competições desde 2003. Volante de origem, a ex-jogadora também atuou como zagueira, sendo medalhista de ouro duas vezes nos Jogos Pan-Americanos. O primeiro foi em 2003, em Santo Domingo, e o segundo, em 2007, no Rio de Janeiro, onde formou uma defesa sólida ao lado de Tânia e Aline, não sofrendo nenhum gol.
Ainda em seu currículo, Renata Costa foi um dos principais nomes defensivos do Brasil e foi autora do gol da equipe na estreia da Copa do Mundo de 2007, onde a Seleção chegou à grande final e perdeu para a Alemanha. A ex-volante iniciou sua carreira no Grêmio Maringá e atuou por Botucatu, Santos, Foz Cataratas, Assaí, Osasco Audax, Corinthians e Iranduba, onde se aposentou. Além disso, também jogou pelo FC Rosengard (Suécia), Kubanochka (Rússia) e Odense Bold Klub (Dinamarca).