A Polícia Rodoviária Federal no Piauí apreendeu 120 cigarros eletrônicos e 424 telas de celulares sem nota fiscal que estavam sendo transportados em um ônibus, na BR 230 em Floriano. O veículo partiu da cidade de São Paulo com destino final em Piripiri, onde as mercadorias avaliadas em mais de R$ 42 mil seriam entregues a duas pessoas.
As informações fornecidas pela PRF narram que durante a abordagem ao ônibus, o motorista de 41 anos foi questionado sobre a possível presença de encomendas. Confirmada a existência das mercadorias, os agentes solicitaram a abertura do compartimento de carga para uma inspeção detalhada. Foi então que os policiais encontraram uma mala contendo 120 cigarros eletrônicos, o que de acordo com as normas da Anvisa, configura crime de contrabando, segundo a resolução 46, que proíbe a comercialização, importação e propaganda dos referidos itens no Brasil.
Diante da apreensão, o motorista relatou aos policiais que os cigarros eletrônicos pertenciam a um homem residente em Piripiri, que não estava presente no ônibus.
Em seguida, os agentes deram continuidade a inspeção e encontraram uma segunda mala, onde foram apreendidas 424 telas de celular de diversas marcas, originárias da China, avaliadas em R$ 42.400,00.
Ainda conforme o relato do motorista, os produtos pertenciam a uma mulher não que estava no ônibus e também residia em Piripiri. Na sequência, foi solicitada a apresentação da nota fiscal da mercadoria estrangeira e, mais uma vez, o condutor do ônibus não apresentou o documento.
Diante dos fatos, constatou-se as ocorrências dos crimes de descaminho e contrabando. Dessa forma, os celulares e cigarros eletrônicos apreendidos foram encaminhados à Polícia Federal para as realização das providências cabíveis.