O juiz Teófilo Rodrigues Ferreira , da 1ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, recebeu denúncia do Ministério Público do Estado do Piauí contra os acusados de matar o sargento da Polícia Militar do Maranhão, Francisco Machado de Carvalho Júnior , no dia 25 de agosto deste ano, em Teresina. a decisão foi dada no dia 18 de dezembro deste ano.

Moizaniel Moreira da Silva Filho , Marcus Vinicius Ferreira , Bruno Feitosa Cabral e Leonardo Araújo da Silva Sousa responderão pelos crimes de roubo seguido de morte (latrocínio) e associação criminosa.

Foto: Reprodução/WhatsApp
Sargento Carvalho Júnior

Tanto Moizaniel Moreira quanto Marcus Vinicius já estão presos. Os outros dois continuam foragidos.

Denúncia

Conforme denúncia da promotora Francineide de Sousa Silva , apresentada em 04 de dezembro, no dia 25 de agosto de 2023, por volta das 14h00, na avenida Barão de Gurguéia, os quatro denunciados associaram-se para cometer crimes, e “tentaram subtrair coisa alheia móvel, para si ou para outrem, mediante violência exercida com arma de fogo e, da violência resultou a morte de Francisco Machado de Carvalho Júnior”.

Carvalho Júnior, que era policial militar do Maranhão, estava trabalhando como segurança particular do SINDATRAM (Sindicato dos Arrumadores do Comércio Armazenador e Trabalho de Movimentação de Mercadorias), quando os denunciados tentaram subtrair o dinheiro que estava com os fiscais da entidade. Na ação, Carvalho Júnior e um dos fiscais foram atingidos por disparos de armas de fogo efetuados pelos denunciados, resultando na morte do PM e em lesões corporais no segundo.

Os fiscais transportavam duas mochilas contendo a importância de cerca de R$ 70 mil em espécie, que seria utilizada para pagamento de trabalhadores, sendo Francisco Machado de Carvalho Júnior responsável por prestar segurança em dias de pagamento.