A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Gerência de Análise Criminal e Estatística, divulgou dados que apontam redução de 50% no número de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) durante o último mês de julho, em Teresina. A estatística foi revelada em observação às mortes violentas registradas em 2022.

Conforme os dados, foram contabilizadas 19 mortes em julho na Capital, frente a 38 óbitos ocorridos no mesmo período em 2022. Ainda conforme a Secretaria de Segurança, Teresina ficou 18 dias sem registrar mortes violentas, somados todos os dias do mês de julho.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1
Arma de fogo apreendida

Conforme os dados divulgados, em 2023 foi computada a menor taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) da região Norte-Nordeste e a 8ª posição no Brasil, conforme indicou as estatísticas do 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O secretário de Segurança, Chico Lucas, comemorou os dados contabilizados. “As ações de integração e reestruturação das forças de segurança do Estado contribuem efetivamente no resultado destes dados. São departamentos de inteligência e equipes de trabalho ostensivo atuando incansavelmente para manter a população do Piauí segura. Esse é só o começo”, assegurou o chefe da pasta.

Foto: Lucas Dias/GP1
Chico Lucas, Secretário de segurança Pública do Piauí

Por fim, foi registrada uma redução no número de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) em 139 municípios do Piauí, que segundo a Secretaria de Segurança Pública, não registraram mortes violentas no primeiro semestre de 2023.