A Prefeitura de Pedro II foi agraciada com o Prêmio Alfa-10, uma distinção concedida a 37 escolas da rede pública que se destacaram nos resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI). A cerimônia de premiação ocorreu durante a abertura do Seminário Estadual do PPAIC, realizado no Theresina Hall, nesta terça-feira (5).
Nesta 2ª edição do prêmio Alfa-10 - edição 2022, a Escola Municipal Anexo Santa Ângela conquistou a 23ª posição, colocando Pedro II em lugar de destaque na premiação criada pelo Governo do Estado para homenagear as escolas públicas piauienses com os melhores resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), que testa o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático dos estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental.
A prefeita Betinha Brandão expressou seu orgulho pelo reconhecimento, destacando o compromisso de sua gestão com a educação de qualidade. “Receber o Prêmio Alfa-10 é motivo de grande alegria e orgulho para Pedro II. Demonstra o empenho de toda nossa equipe na busca por uma educação de excelência. Este prêmio é fruto do trabalho coletivo e reforça nosso compromisso contínuo com a educação em nosso município”, afirmou a prefeita.
O governador Rafael Fonteles , juntamente com a primeira-dama e coordenadora do Pacto Pelas Crianças, Isabel Fonteles, e o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, entregaram o prêmio em reconhecimento aos notáveis avanços na alfabetização. A Secretaria de Estado da Educação ( Seduc ) destinou um investimento de R$ 3.445.000 (três milhões e quatrocentos e quarenta e cinco reais) para a premiação, distribuída em duas parcelas diretamente nas contas das escolas.
O valor da premiação será aplicado em projetos educacionais no município de Pedro II, que já conta com iniciativas próprias e funcionais, como o programa “Mesa de Alfabetização”. Desta forma, a Prefeitura de Pedro II reafirma seu compromisso com a educação de qualidade e o desenvolvimento contínuo dos estudantes.