O governador Rafael Fonteles (PT-PI) se pronunciou sobre o caos na Saúde Pública de Teresina e adiantou que o Estado está à disposição do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) para encontrar uma solução rápida e assim evitar a paralisação do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nesse sentido, Rafael conclamou que seja montada uma espécie de força-tarefa com a colaboração de todos os Poderes e órgãos de fiscalização, com objetivo de resolver os principais gargalos neste momento. O chefe do Executivo estadual ainda afirmou que é contra impeachment do gestor.
Evitando levar o discurso para o campo político, o governador disse que está preocupado com o cenário atual e, por isso, fez questão de destacar que a apuração das responsabilidades pelo caos no setor, devem ficar para um segundo momento, isso para não incorrer no risco de deixar de lado o que é mais importante neste momento: oferecer uma Saúde que atenda as principais demandas da sociedade.
"Acompanhamos com muita preocupação as notícias que chegaram através da imprensa e da Secretaria de Saúde do Estado. É uma situação grave e precisa realmente que tenha um esforço coletivo para resolver o problema. Advogo a tese de que todas as instituições Estado, Governo Federal, Ministério Público, Tribunal de Contas, Prefeitura de Teresina, Câmara de Vereadores devem se unir para resolver o problema do HUT e das UBSs de Teresina, para que a gente tenha uma solução a curto prazo e não penalize as pessoas. Da parte do Governo do Estado, estamos à disposição. Óbvio que a gestão é do Município e para ajudarmos na solução da crise temos que ser demandados. O Estado do Piauí está à disposição”, disse o governador.
Rafael Fonteles falou ainda que a apuração de responsabilidades é algo que vai ocorrer naturalmente. “Claro que tem que apurar a responsabilidade do que está acontecendo, mas antes disso, mais importante é a gente não ter paralisação de qualquer serviço no HUT e das UBSs. Então, estamos a disposição para dar nossa contribuição na solução desse conflito”, frisou o governador.
Contra o impeachment
O governador também se mostrou contrário a um possível pedido de impeachment do prefeito de Teresina Dr. Pessoa, assunto que vem se tornado comum diante da possibilidade de a Câmara Municipal de Teresina instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
"Acho que não é momento de politizar a questão. A minha opinião é que o impeachment e um remédio que deve ser evitado como sempre. Acho que temos que ajudar a resolver o problema específico na saúde pública e o julgamento político quem faz é a população no momento eleitoral, que está se avizinhando. Nada de política partidária em cima dessa questão. O momento agora é de unir forças para ajudar o HUT, as UBSs, ajudar a Prefeitura a resolver o problema sem paralisação de serviços”, finalizou Rafael Fonteles.