A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (21) a Operação Vigília 5, para combater crimes relacionados ao abuso sexual infantojuvenil. A operação, que incluiu a execução de dois mandados de busca e apreensão na capital, foi desencadeada por denúncias recebidas em novembro de 2021, que indicavam a prática de crimes de aquisição, armazenamento e compartilhamento de materiais de abuso infantojuvenil.

Investigação, iniciada a partir das denúncias, permitiu à Polícia Federal identificar suspeitos e delinear a prática criminosa. As informações recebidas foram cuidadosamente analisadas, levando à identificação de um residente na capital como possível autor dos crimes.

Foto: Alef Leão/GP1
Sede da Polícia Federal em Teresina

Na operação de hoje, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária de Teresina. Durante as diligências, aparelhos celulares foram apreendidos e serão submetidos a perícia técnica para aprofundar a investigação.

O suspeito identificado poderá responder pelos crimes de posse e/ou compartilhamento de arquivos com conteúdo pornográfico infanto-juvenil, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. A operação de hoje é um passo importante na luta contra o abuso sexual infantojuvenil, reforçando o compromisso da Polícia Federal em proteger os mais vulneráveis em nossa sociedade.